Skip to main content
x
Viagem AEleva-te - Capacitação Juvenil

A viagem AEleva-te aconteceu nos dias 9,10 e 11 de Setembro e contou com a presença de várias Associações de Estudantes do concelho de Cascais. 

O AEleva-te é um projeto realizado pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com o Movimento Transformers tem como objetivo potenciar as competências dos estudantes para que sejam os exemplos dentro das comunidades escolares.

Durante o ano letivo foram desenvolvidas várias atividades e workshops, com o objetivo de aumentar a participação cívica e social das escolas do concelho.

O AEleva-TE passou por 8 escolas do concelho de Cascais, e capacitou 8 Associações de Estudantes. No total foram 97 alunos, que participaram nos 7 workshops que trabalharam a comunicação, skills de um dirigente associativo, os desafios do desenvolvimento sustentável, gestão de equipas e resolução de conflitos.

Durante três dias, treze jovens pertencentes às Associações de Estudantes do ensino secundário do concelho de Cascais na última etapa da aventura do Projeto formativo de incentivo à participação cívica AEleva-te.

 

Esta atividade final destinou-se às Associações de Estudantes vencedoras do Projeto, a Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo e a Escola Secundária de Cascais, cujos elementos se envolveram de forma ativa em todos os momentos AEleva-te, com grande empenho e participação. Foram, ainda, selecionados alguns jovens da Escola Secundária de Carcavelos, que se destacaram no decorrer do Projeto.

 

Dia 1 - Dia da Inspiração

 

Os jovens visitaram a Casa do Impacto, hub de inovação e de empreendedorismo social, localizado no antigo Convento de São Pedro de Alcântara, em Lisboa, onde tiveram a oportunidade de conhecer várias entidades de empreendedorismo social, como a Skizo, o IES, o Speak, a 55+ e a Academia de Código.

 

Todas elas são residentes da Casa do Impacto e desenvolvem projetos com impacto social e ambiental positivo, ao cumprirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.

 

A pausa de almoço foi feita no Restaurante Mezze, um projeto da Associação Pão a Pão com o objetivo de potenciar e dignificar as competências de mulheres e jovens do Médio Oriente, que possuam o estatuto de refugiados e que possam, aqui, encontrar um espaço de integração, solidariedade e tolerância.

 

Este primeiro dia terminou nos Jardins da Fundação Gulbenkian, com a apresentação do Projeto Maze, que procura trabalhar com as startups de impacto mais promissoras, ao fornecer-lhes capital e as devidas competências, para que as mesmas possam atingir resultados financeiros positivos e com impacto.

 

Dia 2 - Dia da Capacitação

 

Os jovens foram envolvidos num Hackathon, no Village Underground, em Alcântara. Esta atividade intensiva contou com um workshop de criatividade, de modo a inspirar os participantes para os desafios que lhes seriam propostos ao longo do dia.

 

Foram realizadas sessões de trabalhos em grupo e, a cada um deles, foi incutida a tarefa de procurar resolver alguns desafios colocados por três organizações de empreendedorismo social – Impact Academy, Madpanda e Art for Change.

 

Esta atividade culminou na construção e na apresentação de um pitch de dois minutos, que foi enviado a cada uma das respetivas organizações, permitindo que os jovens do AEleva-te contribuíssem para a promoção de soluções inovadoras na resolução de problemas e necessidades sociais e ambientais.

 

Dia 3 - Dia da Celebração

 

Os jovens realizaram uma atividade de arborismo no Adventure Park do Jamor. O almoço de encerramento teve lugar no restaurante recém-inaugurado Bahia Beach Club, que foi concebido e estruturado nesta fase de pandemia, constituindo, assim, mais um exemplo de superação e de envolvimento que pode inspirar os jovens das Associações de Estudantes.

 

Aposta no teu Futuro. O Futuro Começa em TI!