Passar para o conteúdo principal
x
Programas de Voluntariado Jovem de Verão

As inscrições para os Programas de Voluntariado de Verão estão abertas!

 

Os Programas de Voluntariado de Verão são da responsabilidade da Câmara Municipal de Cascais, através da Divisão de Juventude e destinam-se a promover o voluntariado jovem em várias áreas. Este ano, voltamos a abrir as inscrições para os programas: Locals, Maré Viva e Natura Observa.

 

 

LOCALS

 

O Programa Locals destina-se a jovens residentes ou estudantes no Município de Cascais com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos à data do início do turno, devendo ter, obrigatoriamente, conhecimentos de línguas estrangeiras.

 

OBJETIVOS

 

Definem-se como principais objetivos do Programa Locals:

 

- Contribuir para o bem-estar geral e segurança dos utentes dos transportes ferroviários do concelho;

- Prestação de informação geral ao visitante da Vila de Cascais, divulgando os equipamentos e atividades da CMC destinados ao visitante;

- Divulgar, junto dos utentes, informações úteis relativas aos Programas promovidos pela CMC bem como outras iniciativas de âmbito municipal.

 

 

Sabe mais sobre o Programa Locals e faz a tua inscrição aqui.

 

 

MARÉ VIVA

 

O Programa Maré Viva destina-se a jovens residentes ou estudantes no concelho de Cascais, com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos (à data de início do turno pretendido), exceto Team Leaders e Team Assistant, que podem ter até 30.

 

O projeto Cascais Acessível – Praia para Todos é para jovens até 30 anos com, ou em, formação na área da saúde que residam ou não concelho de Cascais.

 

OBJETIVOS

 

Definem-se como principais objetivos do Programa Maré Viva:

 

- Contribuir para o bem-estar geral e segurança dos utentes das praias do concelho, promovendo uma melhor utilização daquele espaço e prevenindo situações de risco;

- Sensibilizar os utentes, bem como, os participantes para as questões relacionadas com a melhoria do ambiente;

- Divulgar junto dos utentes, informações úteis relativas a Turismo, Ambiente, Saúde Pública e outras de âmbito municipal

 

Sabe mais sobre o Programa Maré Viva e faz a tua inscrição aqui.

 

 

NATURA OBSERVA

 

O Programa Natura Observa é um programa desenvolvido pela Câmara Municipal de Cascais, através da Jovem Cascais e da Ambiente Cascais. Destina-se a todos os jovens, residentes ou estudantes no concelho, com idade entre os 16 e os 30 anos em 2021.

 

OBJETIVOS:

 

- Fomentar o voluntariado e a educação para o desenvolvimento sustentável;

- Prestar um serviço à comunidade;

- Promover a defesa do património natural do concelho de Cascais.

 

O programa é geralmente composto por seis projetos, em regime quinzenal, com turnos de 5h00:

 

- Germina: O projeto Germina visa apoiar os trabalhos de propagação de espécies vegetais autóctones desenvolvidos no Banco Genético Vegetal Autóctone (BGVA) e a manutenção das suas infraestruturas.

 

- Javali: O projeto Javali destina-se à execução de um conjunto de trabalhos florestais em manchas de matos e floresta pertencentes ao concelho de Cascais e inseridas em área protegida do PNSC.

 

- Gavião: O projeto Gavião visa apoiar a visitação aos espaços geridos pelas Cascais Ambiente, nomeadamente, Quinta do Pisão e Duna da Cresmina.

 

- Guarda-Rios: O projeto Guarda-rios visa monitorizar o curso de águas e suas margens.

 

- Raposa: O projeto Raposa consiste na instalação de sinalética e monitorização das quatro pequenas rotas (PR1, PR2, PR3, PR4) e grande rota (GR11) do PNSC inseridos num sistema de georreferenciação.

 

Sabe mais sobre o Programa Natura Observa e faz a tua inscrição aqui.

 

 

 

Todos os voluntários têm direito a uma bolsa de participação e seguro de acidentes pessoais.

 

Inscreve-te!