Passar para o conteúdo principal
x
CAPACITA-TE COM A JOVEM CASCAIS

Capacita-te com a Jovem Cascais, é um projeto que pretende informar sobre projetos e serviços disponíveis para eles em Cascais e sensibilizar os jovens sobre os problemáticas atuais.

O que é: Um projeto que incentiva os jovens a adotar um papel ativo na sociedade e a perceberem a importância do saber comunicar com os outros em vários contextos e segundo a relações interpessoais estabelecidas.

Como: Um dia de ações de sensibilização na escola em que se aborda a temática da comunicação e relações interpessoais, promovendo-se a criação de um espaço seguro de discussão de ideias para os jovens envolvidos.

Ação de capacitação nas escolas, onde a carrinha pão de forma “Carlota” vai à escola por um dia, numa ótica de envolvimento com os jovens e de disseminação das respostas municipais existentes. A atividade “Capacita-te com a Jovem Cascais” pode integrar-se em atividades propostas pelas escolas.

Complementarmente poderá ser desenvolvido em contexto de sala de aula:

Capacita-te | Comunicação e Relações Interpessoais

Utilizando diferentes dinâmicas serão abordados os diferentes tipos de comunicação e o impacto dos mesmos nas várias relações interpessoais do jovem.

Objetivo: Promover nos jovens competências que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social num processo de autoconstrução; Informar e sensibilizar os jovens, consciencializando-os para as problemáticas que ocorrem na sua comunidade; Facilitar o acesso à informação específica, permitindo que os jovens tomem decisões conscientes e informadas; Incentivar os jovens a tomar um papel ativo na sociedade, debatendo com os mesmos os problemas comuns da geração; Perceber como melhorar a comunicação.

Para quem: Alunos do 3.º ciclo e Secundário

Competências a desenvolver nos jovens: Desenvolvimento pessoal e autonomia | Pensamento crítico e pensamento criativo | Relacionamento interpessoal | Informação e comunicação

Com a implementação do Capacita-te com a Jovem Cascais, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

ODS4

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Através do projeto Capacita-te com a Jovem Cascais, pretende-se garantir que os jovens adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através de várias vertentes: da educação; de estilos de vida sustentáveis; dos direitos humanos; da promoção de uma cultura de paz e da não-violência; da cidadania global; da valorização da diversidade cultural, entre outros.

 

ODS10

Reduzir as desigualdades. Pretende-se, com o Capacita-te com a Jovem Cascais, desenvolver a meta que visa empoderar e promover a inclusão social, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica, entre outros, dos jovens participantes do Projeto e, também, dos membros da comunidade escolar/local.

 

Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt