Passar para o conteúdo principal
x
CAPACITA-TE COM A JOVEM CASCAIS

O Capacita-te com a Jovem Cascais, tem como objetivo promover nos jovens, competências que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social num processo de autoconstrução, ao informar e sensibilizar os jovens, consciencializando-os para as problemáticas que ocorrem na comunidade e assim reforçar a importância do respeito e igualdade.

 

O que é: Ação de capacitação nas escolas, numa ótica de envolvimento com os jovens e de disseminação das respostas municipais existentes.

 

Como: Com a carrinha pão de forma "Carlota", serão realizadas um dia de atividades diversas na escola, que pretende informar os jovens sobre o que é realizado no Município de Cascais, utilizando linguagem adequada à idade dos jovens. Promovendo competências que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e social.

 

Objetivo: Facilitar o acesso à informação específica, permitindo que os jovens tomem decisões conscientes e informadas. Para isto são utilizadas estratégias como: incentivar os jovens a tomar um papel mais ativo na sociedade, proporcionando momentos de debate com os jovens sobre problemas comuns da sua geração; identificando e valorizando os seus talentos e paixões; como melhorar a sua comunicação através de exercícios e sensibilizando-os para optarem por hábitos de consumo consciente, estimulando a sua criatividade.

 

Para quem: Alunos do 3.º ciclo e do Ensino Secundário.

 

Competências a desenvolver nos jovens: Desenvolvimento pessoal | Autonomia | Pensamento crítico e criativo | Relacionamento interpessoal | Comunicação | Raciocínio | Resolução de problemas | Bem-estar | Saúde e ambiente.

 

Projetos que serão desenvolvidos: A atividade “Capacita-te com a Jovem Cascais” pode integrar-se em atividades propostas pelas escolas, tais como a semana do Patrono. 

Está previsto o desenvolvimento de projetos tais como:

Não é ok!: A escola poderá escolher qual o tema a desenvolver, tais como: Desigualdade de género, Ignorar a minha saúde emocional ou Gaming. São desenvolvidas dinâmicas com o objetivo de promover um lugar seguro, onde os jovens se sintam confiantes para partilhar as suas experiências e ideias.

Capacita-te: São feitas questões abertas à turma de forma a envolver a mesma na descoberta dos seus talentos e paixões.

Upcycle Cascais: Apresentação do problema de resíduos urbanos no mundo e em Portugal. Sensibilização sobre práticas que permitem diminuir a quantidade de resíduos urbanos, definir qual o conceito de upcycling e exemplos de produtos feitos a partir dessa mesma técnica. Estabelecer uma nova função para um objeto do dia-a-dia.

 

Com a implementação do projeto Capacita-te com a Jovem Cascais, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

.

 

 

 

 

 

Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Com o Capacita-te com a Jovem Cascais, pretende-se conscientizar os jovens acerca da saúde e reduzir substancialmente o número de mortes e doenças devido a químicos perigosos, contaminação e poluição do ar, água, solo, abuso de drogas, uso excessivo do álcool e outros assuntos que previnem e fortalecem a saúde de qualidade dos jovens em diversas áreas.

 

ODS4

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Através do projeto Capacita-te com a Jovem Cascais, pretende-se garantir que os jovens adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através de várias vertentes: da educação; de estilos de vida sustentáveis; dos direitos humanos; da promoção de uma cultura de paz e da não-violência; da cidadania global; da valorização da diversidade cultural, entre outros.

 

ODS5

Alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas. Com o desenvolvimento do Capacita-te com a Jovem Cascais, pretende-se garantir a participação plena e efetiva das mulheres, assim como a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão. É fomentado o uso de tecnologias de informação e comunicação para promover o empoderamento das mulheres.

 

ODS10

Reduzir as desigualdades. Pretende-se, com o Capacita-te com a Jovem Cascais, desenvolver a meta que visa empoderar e promover a inclusão social, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica, entre outros, dos jovens participantes do Projeto e, também, dos membros da comunidade escolar/local.

 

ODS 11

Tornar as comunidades inclusivas, resilientes e sustentáveis. Com o Capacita-te com a Jovem Cascais, pretende-se consciencializar os jovens para que os esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo sejam reforçados, o apoio às relações económicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o planemento nacional e regional de desenvolvimento.

 

Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt