Passar para o conteúdo principal
x
Programas de Voluntariado de Verão 2019
Terça, Abril 23, 2019

Estão abertas as inscrições para os Programas de Voluntariado de Verão!

O voluntariado é uma das áreas fundamentais ao nível das políticas de juventude, representando uma ferramenta de educação não-formal que promove a cidadania ativa e responsável, ao mesmo tempo que ajuda os jovens a adquirir novas competências. Promove a aproximação com as realidades locais e um primeiro contacto com o mundo do trabalho.

São 6 os programas em que te podes inscrever:

Cultura no BairroAssegurar o bem-estar do visitante da Vila de Cascais, divulgando os equipamentos e atividades culturais da Câmara Municipal de Cascais no Bairro dos Museus. 
Aqui podes saber os projetos nos quais te podes inscrever no Programa Cultura no Bairro.
• 15 aos 25 anos;
• Turnos de 30 dias, entre junho e setembro, com 5 horas diárias.

Cultura SocialColaborar com organizações sem fins lucrativos de todo o Município de Cascais, em áreas como o apoio social, património ou animação sociocultural. Queres saber que projetos existem para o Programa Cultura Social, clica 1º Turno | 2º Turno 
• 15 aos 25 anos;
• Turnos de 30 dias, em julho e agosto, com 5 horas diárias.

Férias na DesportivaColaboração com entidades municipais ou privadas sem fins lucrativos que desenvolvam atividades lúdicas na área do desporto.
Para saberes que projetos existem para o Programa Férias na Desportiva, clica aqui 
• 15 aos 25 anos;
• Duração dos turnos variável, em julho e agosto, com 5 horas diárias. (à exceção dos projetos especiais “Campos Sioux e Desporto nas Férias” que têm um horário diferente)

LocalsPrestar informação geral ao visitante, qualificando Cascais como destino turístico de excelência, contribuindo para o bem-estar geral e segurança dos utentes dos transportes ferroviários.
• 18 aos 30 anos;
• Turnos de 30 dias, entre junho e outubro, com 5 horas diárias

LOCALS XS - JOVENS 12 AOS 14 ANOS
Turnos de 10 dias úteis, de junho a agosto, com 4 horas diárias (manhã).
Apoio aos jovens Locals nos Postos de Informação, nos percursos efetuados pela Vila de Cascais e nas Walking Tours realizadas com pequenos grupos de visitantes.

Maré VivaAssegurar os serviços básicos ao nível da prevenção, vigilância e segurança nas praias do Município de Cascais.
• 15 aos 25 anos;
• Turnos de 30 dias, entre junho e setembro, com 5 horas diárias.

“Cascais Acessível – Praia para Todos” Para jovens até 30 anos, com formação na área da saúde.

MARÉZINHAS DO FUTURO - JOVENS 12 AOS 14 ANOS
Turnos de 10 dias úteis, de junho a agosto, com 4 horas diárias (manhã).
Desenvolvimento de atividades de observação, recolha de informação para melhoria das zonas balneares, controlo de equipamentos e acessibilidades das praias, distribuição de cinzeiros de praia, assegurar a manutenção dos acessos às praias, distribuição de informação diversa e apoio a atividades de sensibilização educacional e ambiental.


Natura ObservaConservação e proteção da natureza e biodiversidade, promovido pela Cascais Ambiente no Parque Natural de Sintra-Cascais.
• 16 aos 30 anos;
• Turnos quinzenais, em julho e agosto, com 5 horas diárias.

1ª fase de inscrições - 15 de abril a 17 de maio

2ª fase de inscrições - 18 de maio a 17 de junho

A tua inscrição pode ser feita aqui.

Não te esqueças de consultar as Normas de Participação de todos os Programas para saberes as datas e horários dos turnos, o valor da bolsa e outras informações úteis.