Passar para o conteúdo principal
x
ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A organização das Nações Unidas (ONU) pretende transformar o nosso mundo, criando assim a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável. Posto isto, foram definidos 17 objetivos, os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os 17 ODS visam resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás.

A Cascais Jovem não poderia ficar de fora na participação nestes Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo que destes 17 objetivos cumprimos 8, sendo estes: 

ODS 3 – Saúde e Qualidade, nomeadamente através de testes de VIH, promoção de saúde mental e bem-estar e a criação do programa Academia de Patins que previne o consumo de álcool e drogas por parte dos jovens.

ODS 4 - Educação e Qualidade, nomeadamente a cultura da paz, em ações como o ACTUA, o Amor (Im)perfeito e o Cyberbullying sobre os quais se realizam ações para debater com os jovens. As Bolsas de Promoção de Talento proporcionam a oportunidade de os jovens concretizaram os seus projetos, melhorarem o seu talento e retribuírem à comunidade.

ODS 8 - Trabalho digno + crescimento económico. A Cascais Jovem prevalece o empreendedorismo e a inovação como comportamento indicado para os jovens.

ODS 10 - Reduzir as desigualdades, nomeadamente no que diz respeito à inclusão social de jovens de bairros sociais mais desfavorecidos do concelho de cascais. Os programas de voluntariado anuais e de verão, as Bolsas de Promoção de Talento e as oportunidades de mobilidade internacional permitem dar a possibilidade de os jovens terem experiências diferentes e de se incluírem na sociedade. O programa Cascais Acessível colocou tiralôs nas praias do concelho para que a ajudar na inclusão de pessoas com mobilidade reduzida nas praias. A MobiCascais permitiu também reduzir desigualdades a nível social no que toca à mobilidade com autocarros gratuitos para todos.

ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis. A Cascais Jovem pretende incutir nos jovens a sensibilização do ambiente, do desperdício de alimentos e da redução do plástico. Em parceria com o Movimento Claro, a reciclagem torna-se um dos principais temas a ser abordados nas escolas do concelho.

ODS14 – Proteger vida marítima. Os programas de voluntariado abrangem inúmeras áreas de intervenção. O programa Maré Viva foca-se na limpeza das praias para que haja um bom ambiente tanto na praia como no oceano.

ODS 15 – proteger a vida terrestre. Ainda os programas de voluntariado, os jovens têm a oportunidade de ir para o Parque Natural Sintra-Cascais, no programa Natura Observa, para a limpeza, reflorestação das áreas ardidas e espécies protegidas.


Sobre Cascais