Passar para o conteúdo principal
x
No 3º Período, Capacita-te em Casa

O Programa de Capacitação Juvenil está de volta, mas desta vez em casa. O Capacita-te em casa é uma forma de continuarmos a capacitar os jovens, mas através da plataforma ZOOM.

O Município de Cascais assenta a sua estratégia de Juventude numa missão de captar, fixar e desenvolver conhecimento e talento, de criar condições para uma juventude dinâmica, empreendedora, capaz de conceber o seu futuro com autonomia e segurança.

Segundo as diretivas da Comissão Europeia de envolver, conectar e empoderar os jovens encorajando-os a tornarem-se cidadãos ativos e parte da comunidade, Cascais criou o Programa de Capacitação Juvenil, em 2019, tendo já capacitado mais de 1950 alunos, de 81 turmas, de 12 escolas do concelho de Cascais.

Este Programa promove a aquisição e desenvolvimento de softskills através de ferramentas de educação não-formal, com projetos complementares aos currículos escolares, na área da Participação Cívica, que incentivam hábitos saudáveis e sustentáveis e com um carácter de prevenção na área da Saúde Juvenil.

Tendo em conta a situação atual que enfrentamos e o terceiro período ser feito a partir de casa, adaptámos o nosso programa de capacitação, criando assim o No Terceiro Período, Capacita-te em Casa. Este programa será feito através de reuniões no ZOOM que contarão com a presença da nossa equipa e de convidados para abordarem diferentes temas de acordo com as áreas de interesse dos jovens.

Através do ZOOM, serão transmitidas sessões com temas diversos, realizadas como talks ou workshops, todas as 4ªs feiras, pelas 16h30.

Os temas abrangem o voluntariado, o associativismo juvenil, mobilidade internacional, empreendedorismo, sustentabilidade, entre outros, e são orientadas por jovens de organizações parceiras ou associações juvenis, que se distinguem nestas áreas, como o Francisco Tavares, Presidente da Associação de Estudantes, da NOVA SBE, Joana Bacelar, coordenadora Executiva de Projetos Pedagógicos e da Equipa Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Corpo Nacional de Escutas, ou Inês Alexandre, CEO do Movimento Transformers, entre outros.

Para participarem, os jovens terão de se inscrever no nosso site para depois terem acesso ao link da reunião e poderem assistir às sessões.

Podes aceder ao formulário de inscrição aqui.

Acreditamos nos superpoderes dos jovens, potenciando as suas capacidades, promovendo o serviço à comunidade.