Passar para o conteúdo principal
x
Bolsas e Estágios

Oferta de Bolsas

Bolsas de Estudo Nacionais

Entidades que promovem Bolsas de Estudo Nacionais

 

Bolsas de Estudo Internacionais

Entidades que promovem Bolsas de Estudo Internacionais.

 

Ofertas de Estágios

Existem vários programas de estágios, para diferentes situações:

•    para aprendizagem em contexto de trabalho, durante um curso ou formação;
•    quando se procura uma primeira experiência de trabalho, para facilitar a inserção no mercado de trabalho;
•    obtenção de cédula profissional;
•    ou na sequência de uma nova formação e reconversão de carreira.

A legislação e regulamentos existentes, variam consoante o tipo de estágio. Neste artigo faz-se um resumo do tipo de programas de estágios que existem a nível nacional, internacional e respetivas formas de regulamentação.
 

  1. Estágio Curriculares: são organizados pelas instituições de ensino e fazem parte da avaliação de um curso. Geralmente não têm qualquer remuneração. Estes estágios são regulamentados e autorizados pelas instituições de ensino e formação.
     
  2. Estágios Extracurriculares: podem ser remunerados ou não remunerados consoante a sua duração, sendo organizados por iniciativa das empresas, dos jovens ou de outras instituições. Realizam-se após a conclusão de um curso/formação. Estes estágios são regulamentados pela seguinte legislação: Decreto Lei 66/2011, de 1 de junho.
     
  3. Estágios Profissionais Remunerados: são financiados por fundos comunitários, geridos por instituições públicas, tendo uma regulamentação específica. Estes programas são:

    Medida Estágios Profissionais, promovido pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional
    PEPAC-Programa de Estágios da Administração Central 
    PEPAL-Programa de Estágios Profissionais na Administração Local
    INOV Contacto, promovido pela Aicep Portugal Global, E.P.E., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

    Estes programas têm uma regulamentação específica.
     
  4. Estágios das Ordens Profissionais: estágios necessários para obtenção da cédula profissional, sendo regulamentados pelas próprias Ordens.

 

Estágios Profissionais

Estágios com o objetivo de pores em prática os conhecimentos de caráter teórico que adquiriste durante o Curso e que te permitem uma adequação das competências teóricas à prática profissional durante um período de aquisição de experiências.

 

Para Quem

- Terminou o Ensino Secundário;

- Terminou um Curso profissional; 

- Estejas a frequentar ou tenha completado um grau de ensino de nível superior.

 

Entidades que promovem Estágios – Oferta Nacional  

 

Estágios Internacionais

A realização de um período de estágio no estrangeiro poderá permitir aceder a uma experiência extremamente enriquecedora no campo profissional e pessoal, onde as competências técnicas e interpessoais são desenvolvidas e reforçadas num processo acompanhado pela descoberta de uma sociedade com referências sociais, culturais e empresariais diferentes. 


Para além do acesso a novas tecnologias e a processos de organização e de gestão inovadores, os estagiários ficam dotados com as chamadas “competências transversais”, entendidas como um conjunto de capacidades, conhecimentos e experiências indispensáveis ao sucesso profissional nos dias de hoje em qualquer área de actividade, como são as competências linguísticas, espírito empresarial, iniciativa, adaptabilidade, flexibilidade, comunicação, decisão e sensibilização para as questões da qualidade. 


Por outro lado, os estagiários que empreendem uma experiência de trabalho numa empresa estrangeira têm a preferência das empresas do seu próprio país aquando do recrutamento de novos recursos humanos. 
 

 

Consulta AQUI os Programas Internacionais

 

Mais informações:

Nos Balcões da Rede de Lojas Cascais Jovem, onde encontras uma Equipa especializada e podes consultar documentação/ofertas de Estágios e Bolsas.

 

Consulta o documento abaixo com outras entidades que promovem oportunidades de estágios:

Portais com Oportunidades de Estágios na Europa