Passar para o conteúdo principal
x
Somos um Ponto Eurodesk
Sexta, Maio 4, 2018

 

A Loja Cascais Jovem é um ponto Eurodesk, aqui podes encontrar todas as informações referentes à mobilidade na Europa. Qualquer cidadão jovem e qualquer profissional da área da juventude  em qualquer momento pode ter acesso a toda a informação.

 

A Eurodesk é uma rede europeia de informação que disponibiliza informação para jovens e para profissionais da área da juventude, bem como orientação para colocarem em prática as suas ideias. É um local de divulgação das  oportunidades na União Europeia, tais como subvenções, programas, estágios, prémios e cursos.

 

O que é a Eurodesk?

A Eurodesk é uma rede europeia de informação com serviços e está presente em 31 paíse.É um ponto de acesso à informação europeia para os jovens e para os profissionais da área de juventude.

A Rede Eurodesk recebe apoio contínuo da Comissão Europeia através do Programa
Juventude em Acção, operacionalizado pela Direção Geral Educação e Cultura.

 

Quem está envolvido?

Em cada país participante os parceiros nacionais da Eurodesk são organizações que trabalham na área da Juventude (organismos governamentais ou organizações não governamentais) que foram selecionadas pelos responsáveis políticos em cada país para prestarem os Serviços Eurodesk.

Estes parceiros trabalham juntos enquanto em Rede e são apoiados pela unidade de coordenação sediada em Bruxelas .

Os parceiros nacionais da Eurodesk cooperam com mais de 500 parceiros locais de forma a alargar a disponibilização dos serviços de informação aos jovens a nível local.

 

 

Quais são as mais valias?

 

  • Formação;
  • Ferramentas de informação;
  • Ajuda e apoio para facilitar a prestação da informação europeia de forma a também aumentar o acesso dos jovens à informação europeia

 

 

A Brussels Link, AISBL atua como entidade de coordenação para a Rede Eurodesk.

Os elementos desta organização desenvolvem atividades de pesquisa de informação europeia e gerem as estruturas de comunicação e bases de dados, bem como o desenvolvimento das ferramentas de trabalho.

Em Portugal, a Eurodesk é representada pela Agência do Programa ERASMUS + | Juventude em Ação.

Presta serviços de informação através das Lojas ponto JA.

 

 

Oportunidades na União Europeia

A União Europeia e outras organizações internacionais oferecem várias oportunidades de financiamento para os jovens e para os profissionais da área de juventude.

 
Estas oportunidades podem ser, por exemplo: subvenções, programas, estágios, prémios e cursos.

 


No Eurodesk  online podes aceder às oportunidades através dos seguintes links:

 

 

  •  Índice Alfabético [en] – Apresenta as oportunidades por ordem alfabética. Muito útil se quiseres ter uma visão geral da oferta disponível;

 

  • Pesquisa por promotor [en] – Enumera as instituições europeias e outras organizações internacionais que oferecem oportunidades;

 

  •  Pesquisa por tema [en] – Acesso rápido às oportunidades nacionais e na União Europeia de acordo com o tema selecionado;

 

  • Pesquisa avançada [en] –  Pesquisa oportunidades de financiamento nacionais e na União Europeia, organizações e outros recursos;

 

  • Pesquisa de texto livre  – Apresenta  programas (oportunidades de financiamento), organizações e recursos.

 

 

 Notas importantes:

  • A maior parte das vezes, as oportunidades listadas decorrem durante anos, por isso, embora o prazo possa ter passado quando vires um determinado programa, podes ser elegível para te candidatares para a próxima vez! Não desanimes!

 

  • Quando um programa ainda aparece na lista, apesar de o prazo já ter passado, isso significa que estará disponível, em breve, informação sobre o novo prazo.

 

  • Existem poucas oportunidades para jovens e para os profissionais que trabalham com os jovens. A maioria das oportunidades são para as organizações públicas ou privadas, tais como organizações de juventude, escolas, universidades, autoridades locais, Organizações Não Governamentais ...)


É muito raro que os projetos sejam totalmente financiados apenas por um programa da União Europeia, pelo que o cofinanciamento será necessário.

 

Sabe mais no site oficial aqui.


Sobre Cascais