Passar para o conteúdo principal
x
ODS 2 EM AÇÃO | ERRADICAR A FOME
Quinta, Agosto 30, 2018

Intimamente ligada com a pobreza, tema do ODS que partilhámos aqui no nosso site na semana passa, está a fome, tema do segundo ODS que vos vimos dar a conhecer. Depois da última notícia que partilhámos sobre a erradicação da fome, desafiamos-te hoje a conhecer várias organizações que dedicam todos os seus dias a esta causa.

A Save The Children é uma Organização Não Governamental (ONG) que tem como objetivo defender os direitos das crianças e contribuir para que desenvolvam o seu potencial em toda a plenitude. Para além de responder a situações de emergência provocadas por desastres naturais, fome, guerras ou surtos de doença, protegendo as crianças, apoiar programas de educação para crianças, tanto na sala de aula como em casa, uma das grandes preocupações da Save The Children é combater a subnutrição nas regiões mais pobres do Mundo. Para este efeito, a organização tem programas focados na melhoria do acesso aos alimentos, das práticas agrícolas e das finanças familiares. O objetivo é ajudar os pais a proverem às necessidades básicas dos seus filhos.

Esta ONG foi criada em Londres, em 1919, com o propósito de ajudar as crianças nas áreas devastadas pela I Guerra Mundial e está atualmente presente em 120 países, do Ruanda ao Bangladesh, da Serra Leoa ao Iraque.

A AIESEC é uma organização não-governamental sem fins lucrativos com status consultivo junto ao Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), afiliada ao Departamento das Nações Unidas e reconhecida pela UNESCO. A AIESEC International está registada como Fundação em Roterdão, Países Baixos.

Uma das oportunidades que esta organização oferece é o programa Global Volunteer, que decorre em todo o mundo, uma vez que a organização decide moldar-se em função do que o mundo precisa, que se compromete a criar um movimento jovem para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Susentável até 2030.

Por último, a terceira organização que tem projetos mesmo aqui em Cascais é a Re-Food, uma organização de atuação micro-local, constituída 100% por voluntários (190 voluntários no núcleo de Cascais e 150 no núcleo de Carcavelos/Parede e São Domingos de Rana), que pretende dar apoio alimentar a quem mais precisa, através do aproveitamento dos excedentes alimentares diários locais. Desta forma, suprime as necessidades básicas de alimentação, combate o desperdício alimentar e reforça os laços comunitários.

O concelho de Cascais possui dois núcleos Re-Food 4 Good, um em Cascais (a funcionar em instalações cedidas pela Santa Casa da Misericórdia de Cascais) que serve a população das freguesias de Cascais Estoril e Alcabideche e outro em São Domingos de Rana (a operar em instalações cedidas pela Brisa) que apoia as populações dessa freguesia e de Carcavelos Parede.

Se algum destes projetos te interessa, informa-te e quem sabe sejas o próximo voluntário a partir para a aventura de tornar a vida de outras pessoas melhor!

 

VAMOS TRANSFORMAR O MUNDO


Sobre Cascais