Passar para o conteúdo principal
x
Escolas de Cidadania
Sexta, Agosto 31, 2018

A Fundação Scholas Occurrentes é uma entidade internacional sem fins lucrativos promovida pelo Papa Francisco que trabalha com escolas públicas e privadas e comunidades educacionais, de todas as confissões religiosas e seculares para restabelecer o pacto educacional! A Câmara Municipal de Cascais e a Fundação Scholas Occurrentes são parceiros na coorganização de uma “Escola de Cidadania”.

A “Escola de Cidadania” é um programa educativo para a formação de estudantes que reunirá 350 jovens entre os 15 e os 17 anos de diferentes estabelecimentos de ensino do concelho de Cascais. Durante uma semana, em Cascais – S. Domingos de Rana (Seminário Torre d’Aguilha), os jovens irão partilhar pontos de vista, aproximar-se dos problemas quotidianos da comunidade e através de uma perspetiva construtiva, onde os jovens participam através da investigação, apresentação de propostas e soluções. Tudo através de metodologias dinâmicas, de trabalho em grupo inspiradas no design thinking.


Objetivos do Programa “Escola de Cidadania”:
●    Estimular a cultura do encontro entre estudantes em contextos diferentes; 
●    Promover a participação e o compromisso cidadão dos jovens a favor do bem comum;
●    Favorecer o pluralismo social, cultural e religioso envolvendo os jovens no processo de construção social.

 

Atitudes, Valores e Habilidades que a “Escola de Cidadania” promove:
●    Criatividade e flexibilidade
●    Pensamento crítico
●    Escuta e o diálogo
●    Desenvolvimento de autonomia e de atitudes colaborativas
●    Aumento da perceção sobre si mesmos e sobre os outros
●    Incentivo ao interesse em determinados temas
●    Incentivo à aprendizagem
●    Incentivo à comunicação e o intercâmbio democrático.
●    Oportunidades para os membros do grupo e seus professores ou facilitadores reconhecerem e valorizarem as habilidades individuais e aumentarem a sua autoestima
●    Possibilidade de decidir
●    Auto perceção como agente de mudança


Dentro do programa existem três perfis:
●    Facilitador da Metodologia: com capacidade de diálogo e escuta, analíticos e reflexivos, com competências para a gestão de grupos de trabalho, tendo em vista o cumprimento de determinados objetivos. Com interesse em atividades de planeamento, pesquisa e desenvolvimento de conteúdo educacional.
●    Facilitador de Recreio: percetivo, extrovertido, com vocação para animar e conduzir atividades e jogos recreativos para grandes grupos, geradores de encontros. Capacidade de improvisação lúdica e expressão artística.
●    Facilitador de Logística: Preparar os espaços onde os jovens serão recebidos, em conjunto com os facilitadores. Fornecer os materiais necessários para o desenvolvimento do programa diário, incluindo material didático, equipamento audiovisual, cadeiras, refrescos e material institucional. 

 


O voluntariado é um mecanismo para multiplicar o impacto da ação social. O voluntário deve poder ver a sua participação no Programa “Escola de Cidadania” como oportunidade de desenvolvimento pessoal e aproveitar o espaço para aprender e consolidar propostas construtivas que possam ser úteis para o seu desenvolvimento profissional. O voluntário é um acompanhante que canaliza o seu espírito solidário, contribuindo com o seu tempo e fornecendo os seus conhecimentos, sendo inspirador e observador.

Os voluntários devem ter:
●    Mais de 18 anos; 
●    Motivação para aprender sobre processos de facilitação de grupos através das metodologias propostas;
●    Preferencialmente ligação ao município de Cascais (nas atividades que desenvolvem enquanto estudantes ou residentes); 
●    Facilidade em comunicar em espanhol (preferencial).

Direitos dos voluntários
●    Apoio para transportes;
●    Alimentação;
●    Certificado final; 
●    Seguro.

Candidaturas: 
Através do preenchimento do formulário online aqui

 

Seleção: 
A seleção dos voluntários será feita com base na ficha de candidatura preenchida, de acordo com os critérios indicados. Será valorizado também o papel que a formação recebida e a experiência neste projeto possa ter no percurso pessoal e profissional do/a candidato/a.

 

QUANDO

De 17 a 26 de outubro de 2018 nos seguintes horários:
●    Dia 17 das 9h30 às 16h30 (Formação)
●    Dia 18 das 8h30 às 14h45 (Trabalho com o grupo e reunião)
●    Dia 19 das 9h30 às 16h30 (Formação)
●    De 22 a 26 das 8h30 às 14h45 (Trabalho com o grupo e reunião)

Local 
Cascais – S. Domingos de Rana (Seminário Torre d’Aguilha) 


Sobre Cascais