Passar para o conteúdo principal
x
Testes HIV | Espaço S
Sexta, Setembro 7, 2018

Cascais quer ser o primeiro concelho do País a controlar a transmissão do vírus HIV e SIDA e desta forma, o Espaço S oferece a todos os jovens a hipótese de realizar o teste de forma totalmente gratuita, confidencial, anónima e rápida. 
Mas antes de realizar o teste vamos saber o que é esta doença que afeta milhões de pessoas em todo o Mundo. 

O que é o HIV?
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida) é um vírus que ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunitário, que é o sistema do nosso corpo responsável por proteger-nos de bactérias e vírus. 
O que o VIH faz é destruir as células que defendem o organismo, deixando as pessoas mais fracas e sensíveis a outras doenças muito graves (como a tuberculose, a pneumonia ou o cancro). Este vírus evolui de forma diferente de pessoa para pessoa.

HIV vs SIDA 
HIV é o vírus que provoca a SIDA (síndrome da Imunodeficiência Adquirida). 
A SIDA é uma doença crônica e que pode ser potencialmente fatal, acontece quando a pessoa infetada pelo HIV vai tendo o seu sistema imunológico danificado pelo vírus, interferindo na habilidade do organismo de lutar contra os invasores que causam a doença, além de deixar a pessoa suscetível a infeções oportunistas.

Como se transmite?
Uma pessoa pode ficar infetada com o VIH através de relações sexuais, por contacto com sangue infetado, ou passando de mãe para filho durante a gravidez (transmissão vertical) ou o parto e pela amamentação.
É importante referir que, é possível contrair o HIV através de qualquer tipo de relação sexual desprotegida, seja esta, vaginal, anal ou oral. 

Sintomas 
O HIV pode não ter sintomas, uma pessoa pode estar infetada pelo vírus e não apresentar comprometimento do sistema imune, podendo viver anos sem manifestar qualquer sintoma ou desenvolver SIDA. 
Existe também o período chamado de janela imunológica, que é o período entre o contágio e o início de produção dos anticorpos pelo organismo. Nesse período, não há deteção de positividade nos testes, pois ainda não há anticorpos, e pode variar de 30-60 dias. Embora nesse período a pessoa não seja identificada como portadora do HIV, ela já é transmissora.
 
Há cura para a SIDA?  

Ainda não foi descoberta uma cura para a infeção com o HIV mas existem já medicamentos para prevenir que o vírus seja contraído e tratamentos (chamados antirretrovirais) que permitem que o HIV se transforme em SIDA( fica apenas portador).
O que podemos fazer para combater e prevenir a doença?
Há cuidados que todos nós devemos ter para prevenir a SIDA: evitar entrar em contacto com o sangue de outras pessoas (ter especial cuidado com seringas, corta-unhas, escovas de dentes e outros objetos de higiene pessoal) e, usar sempre preservativo durante as relações sexuais.

 

Agora que sabes tudo, podes tirar 30 minutos do teu dia para fazeres o teste e se tiveres alguma dúvida temos uma equipa de profissionais prontos para te ajudar. 

Podes vir fazer o teu teste ao Espaço S na Loja Cascais Jovem em Cascais 
Quartas-feiras 14h-17h
Sextas-feiras 14h-16h
É necessário marcar!

Artigo escrito em parceria com ACES Cascais (equipa UCC Cascais Care) e Hospital José de Almeida de Cascais.
 


Sobre Cascais