Passar para o conteúdo principal
x
Escolas de Cidadania - Scholas Occurrentes

A Fundação Scholas Occurrentes é uma fundação mundial sem fins lucrativos, apoiada pelo Papa Francisco que trabalha com escolas e comunidades educativas públicas e privadas, de todas as confissões religiosas e seculares para restaurar o pacto educacional. Esta teve origem na cidade de Buenos Aires em 2001, quando Jorge Bergoglio era arcebispo com o nome de “Escuela de Vecinos” e “Sister Schools” integrou jovens e educou-os para o compromisso pelo bem comum.

Assim, busca-se o comprometimento de todos os atores para implementar a cultura do encontro pela paz através da educação.


Objetivos:

  • Fazer da cultura a realidade do encontro;

  • Alcançar a unidade através da diversidade;

  • Redefinir o pacto educacional a partir de uma mudança de paradigma de que o sistema renuncie ao compromisso educacional de todas as partes interessadas;

  • Que todos os alunos aprendam os valores da coexistência e participação do cidadão para alcançar um mundo integrado e pacífico;

  • Articular a tecnologia com desportos e arte para alcançar uma educação real e inclusiva.


Scholas | Escolas de Cidadania
Este programa educativo tem como objetivo incentivar os estudantes do ensino secundário a fortalecer a participação como cidadãos, começando pelas questões que mais os preocupam, gerando transformações em si e no seu ambiente. Este projeto trabalha com alunos de escolas de diferentes bairros, religiões e modalidades, com alunos do penúltimo ano de escolas públicas e privadas em que debatem e realizam diferentes atividades com o objetivo final de propor soluções concretas para os problemas de sua comunidade e ambiente educacional.
 

Escolas de Cidadania é um programa educativo que reunirá cerca de 200 jovens entre os 15 e os 17 anos de diferentes estabelecimentos de ensino do concelho de Cascais. Durante o dia 20, 22 e de 26 a 29 de abril em Cascais – S. Domingos de Rana (Seminário Torre d’Aguilha), os jovens irão partilhar pontos de vista, aproximar-se dos problemas quotidianos da comunidade através de uma perspetiva construtiva, onde participam através da investigação, apresentação de propostas e soluções. Tudo através de metodologias dinâmicas, de trabalho em grupo inspiradas no design thinking.

Haverá uma formação obrigatória para os voluntários nos dias 19 e 21 de abril, das 9h às 15h, a realizar-se na Sede da Fundação Scholas Occurrentes (Rua Gomes Freire, nº 11. 2750-748 - Cascais).

Sabe mais aqui.

As inscrições ainda estão abertas, garante o teu lugar e faz já a inscrição aqui até dia 17 de abril (domingo).

 

#jovemcascais #FundaçãoScholas #cidadania