Passar para o conteúdo principal
x
ODS 8 Em Ação
Quinta, Outubro 11, 2018

Na terça-feira, partilhámos contigo o oitavo objetivo de desenvolvimento sustentável, acerca de crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos,
Como tem já vindo a ser habitual, partilhamos hoje contigo agora algumas ideias e algumas iniciativas que te podem não só inspirar, mas também proporcionar experiências que irão mudar a tua vida e a daqueles que te são próximos.
Fica a conhecer alguns projetos relacionados com este ODS.
A DNA Cascais tem por objeto contribuir, por todos os meios adequados, para a promoção, incentivo e desenvolvimento do empreendedorismo em geral, com especial incidência para a promoção do empreendedorismo jovem e social no Concelho. Apoiou nos últimos 10 anos, a criação de 292 empresas (que potenciaram 1515 novos postos de trabalho). Possui igualmente um dos maiores programas de empreendedorismo escolar em Portugal, que ao longo de 10 edições já envolveu mais de 18.000 alunos, 50 escolas e 2 universidades.
O Grupo de Empregabilidade Territorial de Cascais agrega organizações da sociedade civil que atuam no concelho de Cascais e trabalham de forma colaborativa visando promover a formação e inclusão socioprofissional para todos.  Os contextos de atuação têm uma lógica de proximidade territorial, onde a intervenção se revela pertinente segundo o diag-nóstico contínuo de necessidades e recursos, priorizando os territórios onde se verifiquem mais situações de maior vulnera-bilidade social.
O Employability Tools (ET) – integrado no Programa Erasmus+ em parceria com seis entidades europeias, entre eles a Câmara Municipal de Cascais, consiste na criação e desenvolvimento de quatro ferramentas de Empregabilidade: uma APP, um Jogo, uma agenda e um manual para técnicos. É um projeto inovador que permite trabalhar as competências individuais de empregabilidade, seguindo as orientações de uma agenda, jogando uma aplicação no telemóvel ou através de um jogo de tabuleiro. Em simultâneo, o manual irá capacitar os técnicos que atuam nesta área a usar as ferramentas disponíveis e a terem um consistente suporte de trabalho.
Foi atribuído à EDP, o desenvolvimento de centrais hidroelétricas no norte de Portugal, região onde os rendimentos, o emprego e as oportunidades são reduzidos. O projeto, que começou em 2009 e terminará em 2020, compreende várias parcerias e tem como objetivo envolver as comunidades locais, através da promoção do empreendedorismo e da criação de emprego próprio. O projeto abrange as comunidades de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Miranda do Douro, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.
A The Navigator Company desenvolveu um estudo de impacto socioeconómico* que procurou quantificar o contributo efetivo, direto e indireto, da atividade dos seus quatro complexos industriais em Portugal e o seu papel determinante para o desenvolvimento do país e para a geração de emprego e bem-estar nas comunidades.

A dimensão social do estudo é muito relevante. A Navigator é um dos maiores empregadores de Portugal, num sector onde o nível de qualificações e competências é elevado. A empresa oferece carreiras especializadas em áreas que vão desde a investigação florestal à gestão de energia renovável, passando pela produção e comercialização de papel, entre muitas outras. Gera milhares de empregos diretos nas suas unidades e, indiretamente, em toda a economia.
A Iniciativa Nestlé Emprego Jovem foi implementada no triénio de 2014-2016 e permitiu o acesso a oportunidades de emprego e formação a jovens até aos 30 anos de idade, ajudando a combater o desemprego nesta faixa etária. A Nestlé Portugal criou nas suas diversas estruturas nacionais 782 oportunidades de emprego para jovens. Destas oportunidades, 328 foram estágios e 454 contratos de trabalho. Além das oportunidades de emprego, a Nestlé Portugal desenvolveu várias iniciativas com as universidades e com os seus gabinetes de apoio ao aluno finalista, com o objetivo de aproximar o mundo académico ao mundo empresarial e profissional. Nestes três anos de iniciativa foram realizados 113 eventos de contacto entre colaboradores da Nestlé Portugal (279) e os jovens estudantes que se preparam para entrar no mercado de trabalho. Iniciativas como CV Clinics, readiness to work, palestras sobre a empresa e open days.
O Desafia.Te é um projeto interno da Sonae MC, lançado em 2015, que procura alternativas de carreira quando, devido a restrições médicas, os colaboradores não podem continuar a desempenhar o trabalho para o qual foram contratados. Os colaboradores têm então oportunidade de desenvolverem novas competências profissionais, até recuperarem o bem-estar físico e voltarem a sentir-se bem consigo próprios e nas equipas que os recebem.
O projeto promove alternativas profissionais a estes colaboradores apostando no seu crescimento profissional e motivação, através do desenvolvimento de novas qualificações e competências. O objetivo passa por assegurar a produtividade dos colaboradores, envolvê-los e assegurar a realização pessoal no local de trabalho.

Informa-te sobre qual é a melhor maneira para fazermos todos juntos um melhor trabalho e deixa-te inspirar e faz por ti. Sem trabalhar, não vamos a lado nenhum!

VAMOS TRANSFORMAR O MUNDO


Sobre Cascais