Passar para o conteúdo principal
x
ODS 9 em Ação
Quinta, Outubro 18, 2018

Na terça-feira, partilhámos contigo o nono objetivo de desenvolvimento sustentável, acerca de indústria, inovação e infraestruturas, que pretende construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.


Como tem já vindo a ser habitual, partilhamos hoje contigo agora algumas ideias e algumas iniciativas que te podem não só inspirar, mas também proporcionar experiências que irão mudar a tua vida e a daqueles que te são próximos.


Fica a conhecer alguns projetos relacionados com este ODS.


O Cascais ID consiste num sistema de gestão de entidades e que vai permitir aprofundar e facilitar a utilização dos serviços prestados pela Câmara Municipal de Cascais. Através de uma solução de “login” único para os vários sistemas que envolvam autenticação no portal “My Cascais”, o munícipe pode requisitar e adquirir serviços da Autarquia ou parceiros na área da mobilidade, serviços pessoais ou ainda consultar informação pessoal. Pode associar-se a outras entidades com vista a alargar o leque de soluções para o seu quotidiano, o que fomenta a equidade e transparência.


Com o Centro de Operações Integrado – C3 - pretende-se dotar o Município de capacidade de gestão do território de forma integrada, em tempo real e de forma preditiva, abrangendo as diversas valências operacionais e de segurança quer da responsabilidade do universo municipal (Mobilidade, Proteção civil, Polícia Municipal, Intervenção no território (obras), Energia, Ambiente, Atendimento municipal) entre outros. Os seus processos de comando e controlo definidos auferem capacidade preditiva e de “machine learning” para produzir informação sobre indicadores chave dirigidos aos decisores e ao público em geral.


O “Data Science for Social Good Fellowship” (DSSG) tem origem na Universidade de Chicago. É um programa de verão que treina aspirantes a cientista de dados para trabalharem em “data mining”, “machine learning”, “big data” e projetos de “data science” com impacto social. Ao trabalharem com governos e organizações sem fins lucrativos, os participantes envolvem-se com problemáticas reais e atuais, ligadas à educação, saúde, energia, segurança pública, transportes, desenvolvimento económico e internacional, entre outras. Cascais foi um dos destinos europeus escolhidos para a realização do programa de verão anual, organizado em parceria com Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.


Deixa-te inspirar por esta onda e melhora o mundo connosco! E basta tão pouco.

VAMOS TRANSFORMAR O MUNDO
 


Sobre Cascais