Passar para o conteúdo principal
x
ODS 10 em ação
Quarta, Outubro 24, 2018

Na terça-feira, partilhámos contigo o décimo objetivo de desenvolvimento sustentável, acerca da redução das desigualdades no interior dos países e entre países.


Como tem já vindo a ser habitual, partilhamos hoje contigo agora algumas ideias e algumas iniciativas que te podem não só inspirar, mas também proporcionar experiências que irão mudar a tua vida e a daqueles que te são próximos.
Fica a conhecer alguns projetos relacionados com este ODS.


Projeto EDUCA assenta na mediação de pares e visa formar jovens adultos sem ocupação, em competências básicas de empregabilidade, de animação e de mediação, através da formação inicial e posterior formação em contexto de trabalho. Na escola, o projeto pretende constituir-se como recurso/resposta ao nível da minimização de situações de tensão entre alunos, quer através da animação de recreios, como também da sinalização e acompanhamento das situações de maior complexidade.


O projeto Soft Skills surge do processo identificação que os técnicos fazem no atendimento de emprego para encontrarem as respostas mais adequadas aos que se encontram desempregados ou à procura de 1º emprego e que demonstram algumas dificuldades na sua integração no mercado de trabalho. O projeto contempla uma semana de formação, constituída por sessões de informação, capacitação e atividades relacionadas com a empregabilidade. Destacam-se temas como o conhecimento de si, o reconhecimento de interesses e competências para o trabalho, a procura ativa de emprego, as relações interpessoais e a comunicação, o currículo, os anúncios de emprego e a entrevista. O objetivo é facilitar a (re)integração no mercado de trabalho e que os participantes adquiram, treinem, desenvolvam e reforcem um conjunto de conhecimentos, atitudes e competências fundamentais para a conquista de um emprego.


O Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Cascais surge de um desafio colocado pelo Alto Comissariado para as Migrações aos municípios portugueses no sentido da sua participação ao nível das políticas de apoio à integração de imigrantes. A Autarquia apresenta uma tradição alargada ao nível da integração das comunidades imigrantes tendo sido este desafio considerado uma oportunidade para aprofundar alguns aspetos da política local nesta área. O Plano integra toda a política local na área do acolhimento e da integração de imigrantes estrangeiros baseando no modelo intercultural de gestão da diversidade. Pretende-se um concelho atrativo, integrador e coeso que capitaliza a criatividade e o conhecimento de todos e valorizador da diversidade.  

Deixa-te inspirar por esta onda e melhora o mundo connosco! Sugerimos-te ainda a leitura do artigo «Baixas qualificações colocam Portugal entre os países mais desiguais»
 

VAMOS TRANSFORMAR O MUNDO
 


Sobre Cascais