
O Grupo Terapêutico de Professores é um espaço de reflexão e de ajuda, dirigido a professores para a discussão da relação professor-aluno/turma, promovendo a partilha, a identificação e o autoconhecimento.
Falar de educação é falar de vida, de pessoas e de relações que se estabelecem num tempo e num espaço.
A escola apresenta-se como uma referência aos seus alunos e famílias, onde com as novas configurações familiares, um crescente da violência e um avanço significativo da tecnologia, a Educação encontra-se diante da impossibilidade de tudo saber e de tudo resolver, encontrando-se em constante processo de mudança no pensar, agir e interpretar.
Cada aluno chega à escola com uma história, algumas destas histórias facilitam os bons encontros, outras, marcadas por percursos complexos, encerram profundíssimas falhas, angústias, confusões e sentimentos de fragilidade, que se expressam pelo silêncio, pelo isolamento, pela retirada, de forma muito ruidosa, pela não adesão escolar, insucesso, indisciplina e recusa de comunicação, o que exige diariamente aos professores, para além da sua função de ensino, uma grande capacidade de contenção, orientação e de escuta ativa.
Respeitar a confidêncialidade de tudo o que é falado no grupo é a condição essencial para participar.
Venha partilhar as suas experiências.
GRATUITO
Periodicidade Mensal | 2ª feira - 16h30 às 18h00
Espaço S, AV. Valbom, nº 21, 2750-508 Cascais
INSCRIÇÕES ATÉ 31 DE DEZEMBRO:
espaco.s@cm-cascais.pt
214 815 913
“A escola de hoje coloca os professores perante desafios que vão muito para além do ensino-aprendizagem. Obstáculos de um tipo inteiramente novo e ainda mal identificados perturbam o desenvolvimento cognitivo e relacional de muitos alunos e induzem aos professores uma profunda dúvida sobre as suas capacidades para educar”... - Jacques Lévine (2001)
Museu Condes de Castro Guimarães
Av. Rei Humberto II de Itália Parque Marechal Camona, 2750-319 Cascais, Portugal
+351 21 481 5304
Forte de São Jorge de Oitavos
Estrada do Guincho, 2750-642 Cascais, Portugal
Os bilhetes podem ser comprados:
No local | CTT | FNAC | Worten | El Corte Inglés
Bilheteria online www.bol.pt
214 815 949 | forte.oitavos@cm-cascais.pt
Farol Museu de Santa Marta
de Sta. Marta, R. do Farol, 2750-341 Cascais, Portugal
214 815 328 | fmsm@cm-cascais.pt
Casa das Histórias Paula Rego
Av. República 300, 2750-475 Cascais, Portugal
214 826 970 | info@casadashistorias.com