Passar para o conteúdo principal
x
Viajar Grátis pela Europa
Quinta, Novembro 29, 2018

Começa esta semana a nova fase de candidaturas para o programa DiscoverEU, onde  os jovens de 18 anos podem viajar gratuitamente pela Europa!!


A partir de hoje já podes visitar o site da iniciativa e concorrer a um de 12 mil bilhetes de Interrail gratuitos para viajar no próximo verão. Todos os interessados devem candidatar-se a um destes passes no Portal Europeu da Juventude.
De acordo com a Comissão Europeia, «todos os jovens europeus de 18 anos terão até 11 de dezembro para candidatar-se a um bilhete grátis, tendo a oportunidade de viajar pela Europa entre 15 de abril e 31 de outubro de 2019».

 

Os participantes podem viajar sozinhos ou em grupos – no máximo de 5 pessoas – até 30 dias, de comboio, e visitar entre um e quatro destinos europeus. Os candidatos selecionados que cumpram todos os requisitos serão contactados em janeiro de 2019.


Tens 18 anos? Estás pronto para uma aventura? Se sim, prepara-te para explorar a Europa juntando-te ao DiscoverEU, uma iniciativa da União Europeia que oferece aos jovens a oportunidade de viajar pela Europa.

100 480 jovens cidadãos inscreveram-se durante a primeira ronda de candidaturas em junho de 2018 e pelo menos 15 000 jovens receberam os passes de viagem!

Até dia 11 de dezembro podes candidatar-te e esta oportunidade está disponivel para 12 000 jovens!

 

Na maior parte do tempo vais viajar de comboio, permitindo que aproveites as infinitas variedades de cidades e paisagens deslumbrantes que o nosso continente tem a oferecer!

Para garantir o acesso aos cidadãos europeus em todo o continente, o passe de viagem também oferecerá alternativas como autocarro. Em casos excepcionais, e quando nenhum outro meio de transporte estiver disponível, a viagem de avião será permitida. Isso garantirá que os jovens que vivem em áreas remotas ou em ilhas também tenham a oportunidade de participar.

 

Quem se  pode  inscrever?

-têm 18 anos em 31 de dezembro de 2018, ou seja, os jovens nascidos entre 1 de janeiro de 2000 (inclusive) e 31 de dezembro de 2000 (incluídos);
-Ter a nacionalidade de um dos Estados-Membros da União Europeia no momento da decisão de adjudicação (prevista para meados de janeiro de 2019);

Só podes fazer a viagem se:

-iniciar a tua viagem num país que seja um Estado-Membro da União Europeia no momento da decisão de adjudicação;
-planear viajar entre 1 dia e até um mês;
-planear viajar entre 15 de abril de 2019 (data da primeira partida) e 31 de outubro de 2019 (data do último retorno);
-tencionar viajar para pelo menos um país estrangeiro que seja um Estado-Membro da União Europeia no momento da decisão de adjudicação;
-estás disposto a  tornar-te um Embaixador DiscoverEU.


Observação: Se viajaste  com o DiscoverEU na primeira rodada de inscrição de 2018, não te poderás inscrever nesta rodada.

 

Jovens com necessidades especiais são bem-vindos para participar do DiscoverEU. Eles serão ajudados com informações e dicas, e os custos de assistência especial (acompanhante, cão para candidatos com deficiência visual, etc.) podem ser cobertos.

 

Quando e como se inscrever?

De 29 de novembro até 11 de dezembro
 

 

Sabe tudo aqui.

 


Sobre Cascais