Passar para o conteúdo principal
x
Dia Internacional do Voluntário
Quarta, Dezembro 5, 2018

A Câmara Municipal de Cascais no Dia Internacional do Voluntário, 5 de dezembro, agradece a todos os jovens que num ano muito especial, em que Cascais é Capital Europeia da Juventude, fizeram voluntariado!


Cerca de 2000 jovens totalizaram 240.937 horas de voluntariado nos programas de Voluntariado de Verão, que envolveram também 133 entidades parceiras! 
Ao longo de todo o ano são 1673 voluntários inscritos nas bolsas de voluntariado anual com inscrições sempre abertas e contam com cerca de 15.000 horas de voluntariado.

A edição de 2018 dos Programas de Voluntariado e Tempos Livres de Verão revelou este ano um aumento significativo de jovens participantes e de horas de voluntariado realizadas em relação às anteriores edições. Além dos habituais programas Locals, Maré Viva, Férias na Desportiva, Cultura social, Natura Observa e Cultura no Bairro, e face à crescente procura dos mais jovens, foi criado o Locals XS que se junta ao Marézinhas do Futuro para jovens dos 12 aos 14 anos.


Nestes programas destaca-se também a Maré Viva que envolveu 697 jovens voluntários que prestaram 1516 1ºs socorros nas praias do concelho e recolheram 344.000 beatas! O projeto Cascais Acessível - Praia para Todos esteve presente em 6 praias e proporcionou a 350 utentes com mobilidade reduzida 1550 banhos. Este projeto funciona em parceria com 41 instituições.

 

Dado o sucesso do programa Locals, que este verão deu a conhecer os encantos da Vila de Cascais a mais de 75.000 visitantes, nasce em janeiro de 2019 a versão Locals 365 para contribuir 


365 dias do ano para o bem-estar geral e segurança dos utentes dos transportes ferroviários do concelho e para prestar informação geral ao visitante da Vila de Cascais, divulgando os equipamentos e atividades da Câmara Municipal de Cascais!

 

Estes são programas de ocupação de tempos livres para jovens residentes ou estudantes em estabelecimentos de ensino do município de Cascais com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos. Promovem uma ocupação saudável dos seus tempos livres, mobilizando-os para um serviço à comunidade, fomentando o espírito comunitário, de entreajuda e de solidariedade, promovendo e contribuindo também para o desenvolvimento das suas competências sociais e pessoais.

Ao longo do ano os jovens cascalenses têm a oportunidade de participar em diversos programas de voluntariado, como o Cascais Sports Volunteer, o Promove-Te e Voluntários Cascais 2018, que contribuem para que participem ativamente na vida da comunidade e permite o desenvolvimento de aptidões sociais!

Obrigada a todos os que já fizeram parte deste programas e fazem parte das iniciativas de participação e cidadania ativa no nosso concelho. O futuro começa aqui.

 

aqui o video dos nossos voluntários.

 


 


Sobre Cascais