Passar para o conteúdo principal
x
Instituto Português do Desporto e da Juventude

Balcão Ponto JÁ

Sabias que em Portugal existem 54 balcões ponto já? A Cascais Jovem é um deles!

Com um conceito multicanal, o Balcão Ponto JÁ é um projeto do IPDJ: Instituto Português do Desporto e Juventude, que te disponibiliza uma oferta variada e transversal em diversas áreas, oferecendo uma resposta consonante e adequada às tuas necessidades. 

Assim, são objetivos gerais do Balcão Ponto JÁ: 
•    Promover e divulgar a informação nacional e internacional aos jovens;
•    Recolher, selecionar, divulgar e dinamizar a informação recebida;
•    Fomentar a transversalidade dos Departamentos da Área da Juventude e Desporto;
•    Criar parcerias que potenciem a prestação e dinamização do Serviço;
•    Promover e desenvolver os valores de cidadania;
•    Promover oportunidades para os jovens;
•    Promover atividades de interesse dos jovens;
•    Promover a integração e participação dos jovens;
•    Promover o aconselhamento aos jovens.

 

Novidades do Balcão Ponto já

Webinar dia 9 de fevereiro "Sexualidade e comportamentos de risco online" 

O Consórcio do Centro Internet Segura, do qual fazem parte o Centro Nacional de Cibersegurança,  a Direção-Geral da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., a Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Computação Científica Nacional, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Fundação Altice e a Microsoft Portugal, organiza o evento online«Sexualidade e comportamentos de risco online», em formato webinar, a ter lugar no dia 9 de fevereiro, pelas 14h30, de forma a celebrar o Dia da Internet mais Segura, uma iniciativa europeia que se estende a todo o mês de fevereiro.

O Evento contará com:
 Vários oradores que irão contribuir com a sua perspetiva e testemunho para uma reflexão sobre relacionamentos online, no âmbito do tema «Sexualidade e Comportamentos de Risco Online». Testemunhos diversos, nomeadamente de jovens voluntários/as de programas de voluntariado jovem do IPDJNamorar com Fair Play» e«Navegas em Segurança?».

A participação no webinar é gratuita e aberta ao público. Para aceder ao webinar aqui, o qual vai decorrer através da Plataforma ZOOM. 

Programa Naveg@s em Segurança 2021

O IPDJ, I.P., através do Centro Internet Segura, promove mais uma edição da iniciativa nacional «Naveg@s em Segurança?», que decorre de 1 de fevereiro a 7 de dezembro. De 14 de setembro a 11 de outubro, serão exploradas várias ferramentas e estratégias digitais para melhorar o trabalho em ambiente online com e para os jovens.

Para o desenvolvimento desta iniciativa, candidaturas ao projeto de voluntariado jovem «Navega@s em Segurança?» estarão abertas, com o objetivo de jovens voluntários/as dinamizarem sessões informativas e de ações de sensibilização destinadas a crianças, jovens, pais/educadores e cidadãos em geral, no sentido de promover o uso responsável e seguro da Internet e a cidadania digital, junto de escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras. 

As candidaturas encontram-se abertas, até 30 de novembro.
Para mais informações, consulta aqui 
Para os jovens interessadas/os, antes de se inscreverem, têm de se registar na plataforma de registo único do IPDJ aqui

 

 


O que é o IPDJ?

É um organismo da administração pública, que tem como missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, trabalhando tanto com entidades públicas como privadas. 

E, ainda, dinamizar o apoio ao associativismo, ao voluntariado e a promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro. Propondo-se ainda a revitalizar o turismo jovem, com a rede de pousadas da juventude e o Cartão Jovem, de modo a incrementar a mobilidade, com ganhos de eficiência e economia. 

Visita o site oficial aqui. 

 

O que é o Orçamento Participativo Jovem?

 

Orçamento Participativo Jovem (OPJovem) é um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos portugueses ou estrangeiros a residir em Portugal, com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, podem apresentar e decidir projetos de investimento público, abrangendo as seguintes áreas temáticas: desporto inclusivo, diálogo intergeracional, inovação cultural e sustentabilidade ambiental.

Sabe mais aqui