Passar para o conteúdo principal
x
Instituto Português do Desporto e da Juventude
Sexta, Janeiro 11, 2019

Balcão Ponto JÁ

Sabias que em Portugal existem 54 balcões ponto já? A Cascais Jovem é um deles!

Com um conceito multicanal, o Balcão Ponto JÁ é um projeto do IPDJ: Instituto Português do Desporto e Juventude, que te disponibiliza uma oferta variada e transversal em diversas áreas, oferecendo uma resposta consonante e adequada às tuas necessidades. 

Assim, são objetivos gerais do Balcão Ponto JÁ: 
•    Promover e divulgar a informação nacional e internacional aos jovens;
•    Recolher, selecionar, divulgar e dinamizar a informação recebida;
•    Fomentar a transversalidade dos Departamentos da Área da Juventude e Desporto;
•    Criar parcerias que potenciem a prestação e dinamização do Serviço;
•    Promover e desenvolver os valores de cidadania;
•    Promover oportunidades para os jovens;
•    Promover atividades de interesse dos jovens;
•    Promover a integração e participação dos jovens;
•    Promover o aconselhamento aos jovens.

 

Novidades do Balcão Ponto já

VOLUNTARIADO JOVEM | CONFERÊNCIA DE MINISTROS RESPONSÁVEIS PELA JUVENTUDE 2019 e FÓRUM DA JUVENTUDE – LISBOA +21

Lisboa recebe nos dias 21, 22 e 23 de junho a Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude – Lisboa + 21.

Durante três dias, Ministros e Jovens de todas as nacionalidades vão dar o seu contributo no evento que irá marcar as políticas e programas de juventude nas próximas décadas no mundo.

Tens interesse na área das relações internacionais e na área da juventude? Este é o evento que vai marcar a nossa geração e no qual tu podes participar.

Junta-te a nós! 
Inscreve-te como voluntári@ até dia 19 de maio!

Sabe tudo sobre como podes participar aqui

 

Porta 65:

Candidaturas abertas de 16 de abril a 21 de maio ao Programa Porta 65.

Mais informações aqui

 

JOGOS E DINÂMICAS PARA ANIMAÇÃO DE GRUPOS 

 

  • 5 e 16 de Junho
  • 15 horas - 2 dias x 7,5 horas
  • Taxa de participação no valor de 56€

A Formação decorrerá, em horário a confirmar.

Esta ação de formação visa proporcionar a aquisição de competências teóricas e práticas que permitam a utilização adequada e  eficaz de jogos e dinâmicas na facilitação de grupos. A ação foi desenhada de modo a ser útil para quem trabalha com diferentes públicos (crianças, jovens, idosos) e em vários contextos (educação e formação, animação de tempos livres, projetos de intervenção  social e comunitária, instituições de acolhimento, etc.).
A componente prática inclui a experimentação de diferentes jogos e dinâmicas, como ponto de partida para a reflexão teórica sobre a utilização destas técnicas na animação de grupos.
Nesta ação de formação os participantes terão a oportunidade de descobrir as diferentes tipologias de jogos e dinâmicas, identificando, para cada uma delas, as suas utilizações possíveis na animação de grupos.


ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO DE TEMPOS LIVRES – Do planeamento à avaliação

  • 6 e 7 de Julho
  • 15 horas - 2 dias x 7,5 horas
  • Taxa de participação no valor de 56€

Esta ação de formação visa proporcionar a aquisição de competências teóricas e práticas necessárias ao adequado e eficaz planeamento, organização, animação e avaliação de atividades de animação de tempos livres com diferentes públicos (crianças, jovens, idosos) e em variados contextos de intervenção (educação e formação, animação de tempos livres, projetos de intervenção social e comunitária, instituições de acolhimento, etc.).
A componente prática inclui simulações, estudo de casos e exercícios práticos sobre os conteúdos abordados.
Nesta formação os participantes terão a oportunidade de refletir sobre os processos que podem ser utilizados para planear, organizar, animar e avaliar de modo adequado atividades de animação de tempos livres.

Onde? Centro de Formação da APCC | Centro Convento do Salvador – Rua do Salvador, 2 B – 1100-465 Lisboa

Artigo 70- Direitos da Juventude

A Constituição da República Portuguesa consagra, no seu artigo 70.º, direitos que abrangem diversas esferas da vida dos jovens , tais como: a cultura, o ensino, o acesso ao primeiro emprego, a habitação, o desporto e os tempos livres nas seguintes temáticas podes encontrar mais informação sobre cada uma e programs e projetos relaionados!

Temáticas:
- Participa Já
- Experimenta Já
- Mundo Já
- Desporto Já
- Saúde Já
- Cultura Já
- Escola Já
- Habitação Já
- Igualdade Já
- Emprego Digno Já


O que é o IPDJ?

É um organismo da administração pública, que têm como missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, trabalhando tanto com entidades públicas como privadas. 

E ainda, dinamizar o apoio ao associativismo, ao voluntariado e promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro. Propondo-se ainda a revitalizar o turismo jovem, com a rede de pousadas da juventude e o Cartão Jovem, de modo a incrementar a mobilidade, com ganhos de eficiência e economia. 

Visita o site oficial aqui. 

 

O que é o Orçamento Participativo Jovem?

 

Orçamento Participativo Jovem (OPJovem) é um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos portugueses ou estrangeiros a residir em Portugal, com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, podem apresentar e decidir projetos de investimento público abrangendo as seguintes áreas temáticas: desporto inclusivo, diálogo intergeracional, inovação cultural e sustentabilidade ambiental.

Sabe mais aqui