
Balcão Ponto JÁ
Sabias que em Portugal existem 54 balcões ponto já? A Cascais Jovem é um deles!
Com um conceito multicanal, o Balcão Ponto JÁ é um projeto do IPDJ: Instituto Português do Desporto e Juventude, que te disponibiliza uma oferta variada e transversal em diversas áreas, oferecendo uma resposta consonante e adequada às tuas necessidades.
Assim, são objetivos gerais do Balcão Ponto JÁ:
• Promover e divulgar a informação nacional e internacional aos jovens;
• Recolher, selecionar, divulgar e dinamizar a informação recebida;
• Fomentar a transversalidade dos Departamentos da Área da Juventude e Desporto;
• Criar parcerias que potenciem a prestação e dinamização do Serviço;
• Promover e desenvolver os valores de cidadania;
• Promover oportunidades para os jovens;
• Promover atividades de interesse dos jovens;
• Promover a integração e participação dos jovens;
• Promover o aconselhamento aos jovens.
Novidades do Balcão Ponto já
Webinar dia 9 de fevereiro "Sexualidade e comportamentos de risco online"
O Consórcio do Centro Internet Segura, do qual fazem parte o Centro Nacional de Cibersegurança, a Direção-Geral da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P., a Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Computação Científica Nacional, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Fundação Altice e a Microsoft Portugal, organiza o evento online«Sexualidade e comportamentos de risco online», em formato webinar, a ter lugar no dia 9 de fevereiro, pelas 14h30, de forma a celebrar o Dia da Internet mais Segura, uma iniciativa europeia que se estende a todo o mês de fevereiro.
O Evento contará com:
Vários oradores que irão contribuir com a sua perspetiva e testemunho para uma reflexão sobre relacionamentos online, no âmbito do tema «Sexualidade e Comportamentos de Risco Online». Testemunhos diversos, nomeadamente de jovens voluntários/as de programas de voluntariado jovem do IPDJNamorar com Fair Play» e«Navegas em Segurança?».
A participação no webinar é gratuita e aberta ao público. Para aceder ao webinar aqui, o qual vai decorrer através da Plataforma ZOOM.
Programa Naveg@s em Segurança 2021
O IPDJ, I.P., através do Centro Internet Segura, promove mais uma edição da iniciativa nacional «Naveg@s em Segurança?», que decorre de 1 de fevereiro a 7 de dezembro. De 14 de setembro a 11 de outubro, serão exploradas várias ferramentas e estratégias digitais para melhorar o trabalho em ambiente online com e para os jovens.
Para o desenvolvimento desta iniciativa, candidaturas ao projeto de voluntariado jovem «Navega@s em Segurança?» estarão abertas, com o objetivo de jovens voluntários/as dinamizarem sessões informativas e de ações de sensibilização destinadas a crianças, jovens, pais/educadores e cidadãos em geral, no sentido de promover o uso responsável e seguro da Internet e a cidadania digital, junto de escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras.
As candidaturas encontram-se abertas, até 30 de novembro.
Para mais informações, consulta aqui
Para os jovens interessadas/os, antes de se inscreverem, têm de se registar na plataforma de registo único do IPDJ aqui.
O que é o IPDJ?
É um organismo da administração pública, que tem como missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, trabalhando tanto com entidades públicas como privadas.
E, ainda, dinamizar o apoio ao associativismo, ao voluntariado e a promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro. Propondo-se ainda a revitalizar o turismo jovem, com a rede de pousadas da juventude e o Cartão Jovem, de modo a incrementar a mobilidade, com ganhos de eficiência e economia.
Visita o site oficial aqui.
O que é o Orçamento Participativo Jovem?
O Orçamento Participativo Jovem (OPJovem) é um processo de participação democrática no âmbito do qual os cidadãos portugueses ou estrangeiros a residir em Portugal, com idades entre os 14 e os 30 anos, inclusive, podem apresentar e decidir projetos de investimento público, abrangendo as seguintes áreas temáticas: desporto inclusivo, diálogo intergeracional, inovação cultural e sustentabilidade ambiental.
Sabe mais aqui