Passar para o conteúdo principal
x

Nuno Piteira Lopes | Dia Internacional da Juventude

Como vereador da Juventude, considero o facto de sermos Capital Europeia da Juventude um grande motivo de orgulho.

Várias foram já as entidades europeias responsáveis pela organização do evento que identificaram Cascais como a melhor Capital Europeia  da Juventude, tendo ultrapassado todas as expectativas, como afirmou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

Os responsáveis por este sucesso são, além da organização, das políticas, que se debruçaram na resolução dos problemas e desafios deste grupo etário, e dos destinatários dessas políticas, que fizeram com que boas ideias saissem do papel e se traduzissem no dia a dia, os jovens cascalenses são os principais responsáveis por este sucesso. As medidas e as políticas implementadas anos a fio deixaram a vila num lugar melhor para os jovens na sociedade, 

Sem os jovens, sermos Capital Europeia da Juventude este ano não seria possível. E são os jovens que nos têm dado uma resposta madura e responsável, são eles, gente dinâmica que tem levado o nome de Cascais mais alto e o papel dos jovens mais longe, de quem me orgulho.

O voluntariado é um bom exemplo da forma como os jovens têm elevado o nome da nossa vila. Em 2018, batemos o recorde de inscrições nos nossos programas de verão, com jovens que mostraram vontade de fazer a diferença e de construir uma comunidade melhor - no Parque Natural, nas nossas praias, nas nossas ruas a receber quem nos visita, nos clubes desportivos ou nas IPSS a ajudar quem mais precisa, os jovens voluntários mostram o lado mais extraordinário de Cascais, sem contar com os jovens que diariamente se dedicam à organização e comunicação de tudo o que diz respeito aos jovens do concelho.

Acompanhar este ritmo frenético é que se tem mostrado a única dificuldade da Câmara de Cascais . Este ano, apesar de termos lançado mais programas, com mais horas de voluntariado, por sabermos que os programas são estruturantes na formação da coesão social, na mitigação das diferenças e dos preconceitos, houve mais jovens voluntários que lugares de voluntariado disponíveis. Mesmo assim, isto não pode deixar de constituir um forte sinal de esperança para o futuro não só de Cascais como do país.

E por isto, hoje, no Dia Internacional da Juventude, temos um festival dedicado a estes jovens voluntários de Cascais.