Passar para o conteúdo principal
x
Natura Observa
Quinta, Dezembro 21, 2017

A Câmara Municipal de Cascais, através da Cascais Ambiente, promove um programa de voluntariado jovem na área do ambiente e da preservação da natureza, o Natura Observa, que se realiza nos meses de julho a agosto.

 

O Natura Observa tem como objetivos:

  • ocupar os tempos livres dos jovens em tempo de férias; 
  • fomentar o voluntariado e a educação para o desenvolvimento sustentável;
  • prestar um serviço à comunidade; 
  • promover a defesa do património natural do concelho de Cascais.

 

Quem pode participar?

Todos os jovens, residentes ou não no concelho, com idade entre os 16 e os 30 anos em 2017.

 

Quais são os projetos e respetivas funções?

O programa em 2017 é composto por cinco projetos, em regime quinzenal, com turnos de 5h30:

 

>Germina – Identificação de plantas autóctones e endémicas do PNSC; saídas de campo para recolha de sementes; limpeza e armazenamento de sementes; sementeira e/ou estacaria; repicagem e monda de infestantes; rega diária de plantas; limpeza e manutenção de equipamentos.

>Javali – Identificação e controlo de plantas exóticas invasoras; desmatação seletiva e beneficiação da regeneração natural autóctone; desramações e/ou podas de formação e manutenção; limpeza de entulho e/ou lixo doméstico.

>Pilrito – Identificação e controlo de plantas exóticas invasoras na orla costeira; manutenção de passadiços e rampas de acesso; manutenção de regeneradores dunares instalados (se necessário); limpeza de lixo; informação e sensibilização ambiental a visitantes.

>Falcão - Receção e atendimento ao público; serviço de informação; realização de questionários de satisfação; contagem de visitantes; limpeza e manutenção de equipamentos e infraestruturas; apoio à equipa de Rangers da Natureza.

>Texugo – Manutenção e/ou construção de estruturas de madeira necessárias à execução de atividades; controlo de plantas exóticas invasoras; beneficiação da regeneração da vegetação nativa; apoiar a realização de atividades (se necessário); limpeza de lixo.

 

Cada voluntário pode apenas participar num projeto por quinzena, podendo no entanto, participar em mais do que uma quinzena. Os voluntários têm direito a uma bolsa e estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais.

  

Quinzenas

Brevemente Disponiveis

 

 

 

Inscrições

Formulário de Inscrição para menores de 18 anos

Formulário de Inscrição para maiores de 18 anos 

 

Para mais informações:

Contata através do naturaobserva@cascaisambiente.pt ou 914 046 680.

 

Normas de Participação do programa Natura Observa disponíveis aqui .

 

Faz um like na página de facebook Cascais Ambiente para acompanhares a informação útil divulgada sobre o Natura Observa!

 

#Hashtag
Partilha as tuas fotografias e posts do Natura Observa nas redes sociais com a #naturaobserva.