Passar para o conteúdo principal
x
Associativismo
Quinta, Dezembro 21, 2017

Associações existentes


De Índole Escutista
À semelhança do que se verifica no resto do país, o Movimento Escutista é, em Cascais, representado pela Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), a Associação de Guias de Portugal (AGP) e o Corpo Nacional de Escutas (CNE). A representação local do Corpo Nacional de Escutas (CNE) é assegurada pelos “Agrupamentos”, a da Associação de Guias de Portugal (AGP), assegurada pelas “Companhias” e a da Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), assegurada pelos “Grupos”.


Todos se inspiram no ideal escutista de Lord Baden-Powell, embora revelem nuances particulares: o Corpo Nacional de Escutas tem uma ligação muito estreita à religião católica; a Associação de Guias de Portugal considera apenas a participação de elementos do sexo feminino e a Associação de Escoteiros de Portugal é a que menos condições estabelece para a participação dos interessados.



Estudantis
Associações formalmente constituídas e representativas dos alunos das Escolas (8 do ensino secundário e 2 do ensino superior) constantes no quadro seguinte. Salvo casos muito pontuais, é nesta tipologia de associações onde se regista maior irregularidade e flutuação no desenvolvimento de actividades.

 

 
Juvenis
Associações especificamente juvenis e cuja área de intervenção é bastante mais variada.


 


Ver lista de associações

 

CMAJ- Conselho Municipal para os Assuntos da Juventude 

O CMAJ é um órgão de consulta, auscultação e informação na área da Juventude da Câmara Municipal de Cascais, gerador de dinâmicas no movimento associativo juvenil, sendo o seu funcionamento assegurado através da Divisão de Juventude.

A este, cabe pronunciar-se sobre políticas, projetos e programas da CMC na área da Juventude, apresentar propostas, sugestões ou recomendações à CMC ou a qualquer outro órgão autárquico do Concelho, sobre questões da juventude;

O CMAJ pode emitir pareceres sobre assuntos que lhes sejam submetidos, incluindo propostas referentes à elaboração do plano de atividades, de modo a conhecer e melhorar as aspirações dos jovens de Cascais, realizar debates, fóruns, seminários, ou outras iniciativas, sobre temas relevantes para a juventude, de responsabilidade própria ou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

 

Consulta aqui o regulamento.