Passar para o conteúdo principal
x
ReciClaro | Movimento Claro

O ReciClaro surge em parceria com a Associação Juvenil Movimento Claro, visando sensibilizar os jovens para o problema do plástico descartável nos oceanos.

 

O que é: Sessões de cariz teórico e prático em sala de aula.

 

Como: Numa primeira fase, através da sensibilização para várias componentes desta temática: a importância do oceano para a existência de vida na terra, alterações climáticas, origem do plástico e efeitos nos ecossistemas, como reduzir e substituir o plástico descartável no nosso dia-a-dia e na escola; posteriormente, através da realização de um workshop em que os jovens utilizam lixo plástico para produzir objetos.

 

Objetivo: Transformar o plástico em objetos úteis no dia-a-dia com recurso às máquinas Precious Plastic; Sensibilização dos alunos, corpo docente e famílias de forma a aumentar a recolha de plástico no Município de Cascais.

 

Para quem: Estudantes do 3.º Ciclo

 

Competências a desenvolver nos jovens: Liderança | Empatia | Cooperação | Respeito pelo Outro | Responsabilidade | Pensamento crítico | Sensibilidade | Inovação | Consciencialização e sustentabilidade ambiental

 

Com a implementação do ReciClaro, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

ODS4

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Através do Reciclaro, procura-se garantir que os jovens adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através de várias vertentes: da educação; de estilos de vida sustentáveis; dos direitos humanos; da promoção de uma cultura de paz e da não-violência; da cidadania global; da valorização da diversidade cultural, entre outros.

 

ODS13

Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos. O ReciClaro visa melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas.

 

ODS14

Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Pretende-se, com o ReciClaro, sensibilizar os jovens para a prevenção e para a redução significativa da poluição marítima de todos os tipos, assim como para a gestão sustentável e proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros, a fim de evitar impactos adversos significativos, através de pequenas ações a tomar em contexto escolar e familiar.

 

Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt