Passar para o conteúdo principal
x
Coisas de Adultos I Como te podes proteger do Cyberbullying?

No dicionário, o cyberbullying é definido como “um conjunto de ameaças, coacções ou outros actos de intimidação ou de humilhação exercido de forma continuada sobre uma pessoa considerada mais fraca ou mais vulnerável e feito através da Internet”.

 

Um estudo intitulado “Cyberbullying em Portugal durante a pandemia do Covid-19”, realizado por uma equipa de investigação do Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, concluiu que as emoções mais frequentes dos agressores durante o cyberbullying foram a indiferença, a raiva e a alegria.

 

O estudo contou com a participação de 485 alunos do ensino básico, secundário e superior de todos os distritos de Portugal e os resultados são referentes aos meses entre março e maio de 2020. 41% dos inquiridos admitiu ter sido agressor pelo menos uma vez durante o confinamento, destes 29,4% mostraram-se indiferentes ao sofrimento causado e apenas 16% admitiram sentir culpa.

 

Além disso, quase 9 em cada 10 alunos afirmaram ter observado situações de cyberbullying, mas apenas metade destes afirmou ter feito algo para impedir a continuidade da agressão. Tendo em conta este cenário é importante saber como prevenir o cyberbullying e também como agir se tu ou um amigo estiver a passar por esta situação.

 

Uma das formas de bullying na internet mais comum é através da partilha de fotos e vídeos não autorizados. Para prevenir esta situação deves ter cuidado com as pessoas que têm acesso às tuas redes sociais, por isso aconselha-se que tenhas uma conta privada e que só aceites pessoas que conheces.

 

Outra forma é a invasão de redes sociais ou dispositivos, por isso deves ter cuidado ao utilizares redes de internet públicas. Faz sempre log-out das tuas contas, não deves abrir links considerados suspeitos e não partilhes informações pessoais, como os teus dados, números de telemóvel e, inclusive, os locais que frequentas.

 

Avalia a situação antes de enviares uma foto tua e não permitas a captação de imagens que possam de alguma forma colocar em risco a tua integridade física ou privacidade. Não publiques comentários depreciativos ou insultuosos sobre outras pessoas e caso sejas uma vítima ou conheças alguém que esteja a sofrer de bullying na internet, denuncia!

 

Há diversas formas de agir perante a uma situação de cyberbullying:

 

- Conversar com uma pessoa de confiança e pedir ajuda aos teus pais ou professores, por exemplo

- Bloquear a pessoa e reportar abuso nas redes sociais

- Guardar as mensagens, imagens e todo o conteúdo que possa servir de prova

- Se acreditares que não estás em segurança, reporta a situação às entidades competentes, como a Polícia, a GNR e a Escola Segura

 

É preciso ter cuidado com todo conteúdo partilhado na internet, seja nosso ou de outra pessoa. Fica atento aos sinais e, caso seja necessário, não hesites em pedir ajuda.