Passar para o conteúdo principal
x

Inês Esteves | Voluntária MARÉ VIVA

Há 9 anos atrás conclui a minha inscrição num dos programas de voluntariado que me foi sugerido como uma forma para ocupar o meu verão e interagir com novas pessoas. Nos tenros anos que já lá vão, nunca me teria passado pela cabeça o enorme impacto que iria ter. Sabem o que é sentir que crescemos e sobretudo que nos conhecemos e aprendemos a lidar com diferentes personalidades, perspetivas e valores? Eu soube!

A tolerância, o empenho, a dedicação que descobri ter, foram usados e aplicados em contextos de um amor ganho a este programa que me acolheu!

9 anos depois, estou como team leader na gestão das equipas de jovens que todos os dias me arrebatam o coração e com quem aprendo cada vez  mais. Não se trata apenas de prestar um serviço como cidadãos. Enganem-se! Trata-se de nos tornarmos seres humanos que colocam tudo de si próprios e têm espaço suficiente para levar cada uma das pessoas com quem temos contacto, trabalhamos e a quem podemos deixar a nossa pequena grande marca.

Cada vez mais sinto que a escolha de uma profissão/curso se torna difícil. Escolher algo que me revia a fazer durante a minha vida toda, só foi possível graças ao programa. Trabalhar com jovens, resolver problemas, gerir conflitos, ajudar a nível psicossocial, fez-me perceber que a psicologia faz já parte da minha vida.

A Maré Viva encaminhou-se, ajudou-me a crescer e a conhecer-me, a adaptar-me e a desenvolver uma capacidade de liderança que junta todos os exemplos de pessoas marcantes que por aqui passaram.

Se a sorte realmente existe, e não sou cética em relação à mesma, eu fui/sou uma das sortudas que fui selecionada e, hoje, com um percurso feito, sou eternamente grata por poder criar uma praia melhor e fazer parte da equipa Maré Viva!