Em parceria com a Associação Gap Year Portugal, que pretende tornar o gap year numa possibilidade para todos os jovens em Portugal, contribuindo para o desenvolvimento de uma geração mais humana, ativa, consciente e global. O projeto Emunicipa-te, tem como objetivo a promoção do desenvolvimento pessoal dos jovens, enquanto descobrem novas culturas e vivem novas experiências, com impacto na sua vida e na vida das comunidades por onde passarem.
O que é: O Emunicipa-te é um projeto que pretende atribuir uma bolsa a jovens residentes ou estudantes no concelho, para o financiamento de um gap year com duração de 6 a 10 meses.
Como: O projeto é apresentado através de diferentes atividades.
Palestra: A palestra “O gap year enquanto ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional”, foi desenvolvida para informar e inspirar os jovens para uma alternativa ao percurso natural ao completar o ensino secundário.
Workshops: Através de um conjunto de três workshops, os jovens candidatos serão capacitados com as ferramentas certas, para que estes elaborem o melhor projeto possível. Objetivos e propósitos, medos e receios, saúde e segurança, dúvidas e burocracias, orçamento e poupanças serão alguns dos temas a serem abordados.
Bolsa Gap Year: Os jovens interessados deverão candidatar-se com um projeto de gap year com a duração estimada entre 6 a 10 meses.
Bolsa no valor de 5000€ individual | Bolsa no valor 6500€ grupo de dois.
Objetivos: Desenvolvimento da autonomia e consciência cívica; sensibilização dos jovens para a reflexão e ação sobre os problemas sentidos pelas diferentes comunidades.
Para quem: Alunos do 12º ano.
Competências a desenvolver nos jovens: Informação | Comunicação | Pensamento crítico | Pensamento criativo | Raciocínio | Resolução de problemas | Desenvolvimento pessoal | Autonomia.
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Através do projeto Emunicipa-te, pretende-se garantir que os jovens adquiram conhecimentos e competências necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, através de várias vertentes: da educação; de estilos de vida sustentáveis; dos direitos humanos; da promoção de uma cultura de paz e da não-violência; da cidadania global; da valorização da diversidade cultural, entre outros.
Reduzir as desigualdades. Pretende-se, com o Emunicipa-te, desenvolver a meta que visa empoderar e promover a inclusão social, independentemente da idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição económica, entre outros, dos jovens participantes do Projeto e, também, dos membros da comunidade escolar/local.
Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt