Human@rte surge em parceria com a Associação Juvenil Rota Jovem, este projeto pretende trabalhar a Educação para os Direitos Humanos (EDH) e a Educação para Cidadania Democrática (ECD), com o recurso à arte como ferramenta pedagógica.
O que é: Um projeto que visa empoderar jovens com informação para que possam atuar e agir na promoção e defesa dos Direitos Humanos. A desconstrução de mitos, estereótipos e preconceitos, que ainda se encontram muito enraizados nas nossas sociedades, continuam a ser imprescindíveis para uma convivência numa sociedade saudável e inclusiva.
Como:
Sessões em contexto escolar - que terão por base a Educação Não Formal, tratando-se de um processo estruturado e participativo de aprendizagem social irá contar com processos de aprendizagem e reflexão individual e entre pares. O objetivo destas sessões é permitir aos jovens, desenvolver novas competências, valores sociais e éticos através de experiências práticas e de partilha, desenvolvendo-se assim novas competências sobre Direitos Humanos e participação.
Sessões de voluntariado - Nestas sessões os jovens poderão pôr em prática as competências que adquiriram no decorrer das sessões anteriores. Desenvolvidas em parceria com organizações locais de cariz social e uma diversidade de artistas, serão concebidas para promover sinergias e ligações entre pessoas de diferentes contextos socioculturais e económicos e uma variedade de áreas criativas.
Em contexto de sala de aula os jovens deverão realizar obras com recurso a diferentes materiais que serão expostas nas suas escolas e na sede da Rota Jovem.
Objetivos Específicos: Desenvolver competências no âmbito da Educação para os Direitos Humanos e participação juvenil ativa; Identificar e agir sobre situações de violação de Direitos Humanos; Disseminarem os conhecimentos e competências adquiridas a nível local, nacional e internacional; Utilizar meios artísticos como ferramenta de partilha e consciencialização; Desenvolver soft skills como a capacidade de comunicação, trabalho em equipa, empatia, pensamento crítico.
Público: Alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário de Escolas Públicas, Privadas e Profissionais.
Competências a Desenvolver nos Jovens: Desenvolvimento pessoal e autonomia | Pensamento crítico e pensamento criativo | Relacionamento interpessoal
Com a implementação do projeto, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Educar e informar os jovens para várias áreas. Neste projeto pretende-se trabalhar a participação juvenil, potenciar softskills, competências importantes para o desenvolvimento e crescimento do jovem, informado para o futuro.
Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países. Criar igualdade de oportunidades para todos os jovens, para que estejam sempre informados, sendo esta área, dos direitos humanos, tão importante. Cada vez mais, nota-se ser fundamental o conhecimento nesta área.
Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt