Passar para o conteúdo principal
x
Literacia Financeira

Em parceria com a DNA Cascais, pretende-se incentivar os jovens a ter um espírito empreendedor e a desenvolver competências nessa área.

O que é: No âmbito dos programas de empreendedorismo jovem, a DNA Cascais desenvolve, anualmente, alguns projetos que visam potenciar softskills e competências empreendedoras.

Como: As sessões serão constituídas por 1 módulo com diferentes temáticas que serão expostas durante 01h30:

- Empreendedorismo (o que é?);

- Dinheiro;

- Importância da organização financeira;

- Bases da Literacia Financeira:

•             Salário bruto;

•             Salário líquido;

•             Recibos de Vencimento;

•             Poupança e gestão financeira;

•             Tomada de decisão;

Serão entregues materiais didáticos de forma a tornar a sessão mais interativa e passível de partilha de opiniões e visões: Fichas a serem preenchidas pelos alunos.

Objetivo: Dar ferramentas aos alunos, sobre literacia financeira; Compreender o que é “empreendedorismo”, a importância da organização financeira e saber identificar as diferenças entre salário líquido e bruto, os elementos de um recibo de vencimento, elementos e fatores decisivos na tomada de decisão.

Para quem: Alunos do 3ª ciclo e Secundário

Competências a Desenvolver nos Jovens: Informação e comunicação | Pensamento crítico e pensamento criativo | Raciocínio e resolução de problemas | Desenvolvimento pessoal e autonomia

Com a implementação do projeto, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

 

.

 

 

 

 

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Educar e informar os jovens para várias áreas. Neste projeto pretende-se trabalhar o empreendedorismo jovem, potenciar softskills, competências importantes para o desenvolvimento e crescimento do jovem, informado para o futuro.

 

 

c

 

 

 

 

Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países. Criar igualdade de oportunidades para todos os jovens, para que estejam sempre informados, sendo esta área, o empreendedorismo, tão importante. Cada vez mais, nota-se ser fundamental a literacia financeira e o conhecimento da área.