Passar para o conteúdo principal
x
Oficina para um Natal Sustentável

Decorreu ontem, na Loja Cascais Jovem, a Oficina para um Natal Sustentável, dinamizada pela Cascais Jovem, através do Espaço S e pela Associação Juvenil Movimento Claro. 

A oficina foi dividida em duas partes: uma parte promovida pelas duas nutricionistas e por uma psicóloga do Espaço S, relativa ao consumo inerente a esta época festiva e quais os hábitos bons e maus que temos nesta época; e uma segunda parte na qual a Associação Juvenil Movimento Claro trouxe algumas dicas sobre presentes e embrulhos sustentáveis, simples e fáceis de executar, bem como de alguns produtos ecológicos que podemos utilizar em substituição dos tradicionais, tanto nesta época como no nosso quotidiano. 

Numa tarde em que a sustentabilidade foi o mote, os participantes nesta oficina puderam assimilar que esta passa não só pela consciência na hora de fazer as compras como também pelos hábitos à mesa que têm implicações diretas na nossa saúde. Existem alguns ajustes aplicáveis às receitas tradicionais ricas em açúcar ou gorduras que podem tornar alguns pratos ditos mais pesados em versões mais saudáveis para todos. Fundamentalmente, é necessário que se tenha em conta o desperdício de alguns recursos muito importantes como a comida ou o papel quando muitas vezes preparamos doces a mais ou fazemos embrulhos que apenas servirão uma única vez. 

Tendo como plano de fundo a sustentabilidade, podemos gerir melhor as nossas compras, arranjar estratégias de poupança ou informarmo-nos melhor acerca do fabrico dos produtos que escolhemos oferecer. Também é possível viver e partilhar o Natal segundo uma relação equilibrada entre as ofertas materiais e uma disponibilidade emocional para com os outros: fazer desta altura de comunhão e alegria um momento de atenção e fomentação de relações que devem ser cuidadas ao longo do ano. 

É essencial termos um pensamento sustentável ao longo de todo o ano, que começa com a mudança de pequenas atitudes. O resumo desta oficina prende-se com a facilidade que existe em manter as tradições de um modo mais equilibrado, saudável e sustentável.