Passar para o conteúdo principal
x
Terceira sessão de AtiVoluntário

Alguma vez ouviste falar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Este foi o tema da terceira sessão do AtiVoluntário, o Projeto de incentivo à participação cívica e de capacitação juvenil através do Voluntariado, que se encontra a ser desenvolvido em parceria com o Colégio Amor de Deus.

 

Sabias que...

... Em Portugal, a diferença de salários entre homens e mulheres fixou-se, em 2018, nos 14,4%?

... Mais de 11% da população mundial vive na pobreza extrema?

... Cerca de 8 milhões de espécies animais se encontram ameaçadas, enquanto 1 milhão está em risco de extinção?

 

É verdade! Estes foram alguns dos dados que os estudantes das turmas de 10º e 11º anos do Colégio Amor de Deus ficaram a conhecer na terceira sessão do AtiVoluntário. Por enfrentarmos diversos desafios globais a nível económico, social e ambiental, como comprovam os dados anteriores, os 193 Estados-membros das Nações Unidas aprovaram, em setembro de 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Desta forma, surgiram os 17 ODS e, com eles, 169 metas que deverão ser cumpridas até ao ano de 2030.

O principal objetivo dos ODS é a criação de um novo modelo global para erradicar a pobreza,promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas, através da parceria entre governos, empresas, instituições e cidadãos de todo o mundo. Todos os países priorizaram, entre os 17 ODS, aqueles que consideram como fundamentais na sua ação. No caso de Portugal, foram dados como prioritários os ODS 4 – Educação de Qualidade, 5 – Igualdade de Género, 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas, 10 – Reduzir as Desigualdades, 13 – Ação Climática e 14 – Proteger a Vida Marinha.

 

mudança começa em cada um de nós e, nesta sessão, os jovens envolvidos no AtiVoluntárioreceberam várias sugestões que gostaríamos de partilhar contigo. Queres saber de que forma poderás contribuir para atingir algumas das metas propostas pelos ODS? Clica aqui e fica a conhecer o The Lazy Person’s Guide to Saving the World, criado pelas Nações Unidas, para que todos nós – até mesmo os mais indiferentes e os mais preguiçosos! – possamos aprender a fazer a diferença!

Começa onde estás, usa o que tens!