Passar para o conteúdo principal
x
O Direito à Participação " À conversa com... Carlos Carreiras e Jovens de Cascais"

No Dia Internacional dos Direitos das Crianças o presidente Carlos Carreiras esteve em direto no seu facebook a falar com jovens de Cascais sobre o direito à participação.

O direto foi composto pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, os jovens Maria Andrade, Carmo Seguro, Gonçalo Marques e Pilar Rodrigues e a moderadora Ana Raimundo.

A moderadora, Ana Raimundo, colocou várias questões aos jovens e ao Presidente Carlos Carreiras. Alguns dos termos abordados foram a sustentabilidade, as escolas e educação, a criação de iniciativas onde os jovens possam participar mais nas decisões da sua comunidade e a criação de oportunidades para serem ouvidos, os jovens são o Futuro.

Os jovens concordaram que Cascais lhes dá oportunidade de terem uma voz ativa nos assuntos do município através de vários projetos como o OP Jovem ou dos projetos de voluntariado.

Os participantes afirmam que a juventude atual não tem conhecimento sobre política e não percebe que a participação não se faz apenas através da política, devem trabalhar junto das câmaras e em conjunto pois são os jovens que no futuro irão ocupar os cargos de importância.

Há ainda um longo caminho a percorrer mas os jovens deixaram algumas sugestões do que pode ser feito a diferentes níveis para melhorar a comunidade. Apostar em políticas ambientais, os jovens educarem os mais velhos, dar a conhecer mais o concelho para que as pessoas o conheçam e o queiram preservar, entre outras.

O presidente fez uma call to action aos jovens dizendo que eles têm a oportunidade de corrigir erros, atualizar o que já é feito, e apostar nas causas que lhes fazem sentido e não serem apenas treinadores de bancada, terem noção que a vez deles já chegou e não ficarem à espera dos mais velhos, devem ajudar a sociedade e o ambiente.

Os jovens deixaram ainda uma mensagem para outros jovens. " Não desistam, confiem e sejam persistentes. Tenham a participação como modo de vida".