A quinta sessão do AtiVoluntário, o Projeto de incentivo à participação cívica e de capacitação juvenil através do Voluntariado, que se encontra a ser desenvolvido em parceria com o Colégio Amor de Deus, foi dedicada à reflexão e à identificação de necessidades na Comunidade Escolar: quais são as problemáticas a que os jovens poderão dar resposta, na sua escola, através de uma ação de Voluntariado? Foi a este desafio que os estudantes das turmas do 10º e 11º anos procuraram responder.
Para tal, os jovens foram convidados a identificar necessidades existentes na comunidade escolar. Depois de terem identificadas, os diferentes grupos de trabalho refletiram acerca das possíveis causas dessas necessidades e procuraram compreender quais as suas consequências – como é que estas necessidades, que são a causa de um conjunto de problemáticas, os afeta enquanto comunidade escolar? Para uma melhor perceção, no final da reflexão, os alunos apresentaram as problemáticas encontradas, que foram agrupadas por diversas áreas, tais como: social, intercultural, desportiva, ambiental, cultural, estrutural e educacional.
Paralelamente, foram abordados conceitos como resiliência, responsabilidade, criatividade, pensamento crítico e tomada de decisão, importantes no exercício do Voluntariado e na procura de soluções para as problemáticas encontradas. O Projeto AtiVoluntário prioriza o trabalho em grupo, para que os jovens alunos percebam que uma equipa/grupo coeso e unido, trabalhando em prol do mesmo objetivo, contribui para o sucesso de uma iniciativa, o que também se aplica no contexto do Voluntariado!
Através da promoção de um espaço de reflexão e de partilha entre pares, damos início ao planeamento da ação de Voluntariado a ser desenvolvida na Comunidade Escolar, pelos alunos envolvidos neste Projeto. Estes jovens são os principais agentes de desenvolvimento do AtiVoluntário, contribuindo para o próprio processo de construção do Projeto.
Um dos jovens explicou-nos a sua perspectiva em relação a este Projeto: “eu vejo o AtiVoluntário como uma luz ao fundo do túnel para nós, jovens, porque conseguimos ser ouvidos. Este tipo de aprendizagem acaba por ser mais confortável e mais divertida”. Com o AtiVoluntário, pretendemos, através da educação não-formal,
promover o desenvolvimento pessoal de cada um dos jovens, ao mesmo tempo que são mobilizados para um serviço à comunidade escolar.