Hoje celebramos o #DiaMundialDoCancro ou #DiaMundialDaLutaContraOCancro, de forma a sensibilizar para a prevenção e combate ao cancro! É importante sinalizarmos esta data, sobretudo numa altura em que a Covid-19 é o principal foco na saúde mundial. A pandemia da Covid-19 afetou significativamente o adiamento do rastreio, a atrasos e a alterações de tratamentos a doentes com cancro.
Neste contexto, é necessário que nos mantenhamos o mais informados possível, dado que é uma doença silenciosa e que se não for identificada atempadamente poderá colocar a nossa vida em risco.
De forma a facilitar que te mantenhas mais informado, criámos um conjunto de perguntas e respostas (que poderás ver também no nosso feed do Instagram) sobre o cancro e formas de te poderes proteger:
O que é o cancro?
- É o crescimento descontrolado de células que resultam na criação de massas que se designam por tumores. Alguns destes tumores (maligno) a medida que se vão expandido podem provocar lesões ou destruir tecidos saudáveis. O nome dado à maioria dos cancros provém do tumor inicial. Por exemplo, o cancro do pulmão tem início no pulmão e o cancro da mama tem início na mama. (Fonte: Liga Portuguesa Contra O Cancro)
Qual a diferença entre um tumor benigno e maligno?
- Um tumor benigno não é considerado cancro e raramente põe a vida em risco. Em regra geral podem ser removidos e muitas vezes regridem. Também as células dos tumores não se “espalham” pelo corpo.
- Um tumor maligno é considerado cancro pois são mais graves que os tumores benignos e podem invadir e danificar os tecidos e orgãos circundantes. (Fonte: Liga Portuguesa Contra O Cancro)
Quais são os principais fatores de risco?
- Estima-se que apenas 10-15% do risco de cancro provam da informação genética herdada e cerca de 90% dos cancros estejam relacionados com o ambiente e hábitos poucos saudáveis. (Fonte: CUF)
Quais são os tipos de cancros mais comuns?
- Nas mulheres, o cancro da mama, colorretal, estômago e utero são os cancros mais comuns.
- E nos homens, os cancros mais comuns são o da pele, próstata, pulmão, colorretal e estômago. (Fonte: IPATMUP)
Que medidas tenho de fazer para me proteger:
- Para minimizar o risco de ter cancro é importante proteger-se do sol com protetor solar, manter hábitos saudáveis tais como comer de forma saudável e equilibrada e praticar exercício fisico frequentemente, não fumar e vigiar a saúde através de consultas de rotina.
Para saberes mais informações basta ires ao site da Liga Portuguesa Contra o Cancro e também poderás encontrar informações sobre como podes ajudar!