O Dream Teens powered by Jovem Cascais, desenvolvido pela Jovem Cascais em parceria com o Projeto Aventura Social/Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, encerrou com a realização de um evento virtual a 30 de março.
Os jovens participantes tiveram a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos e os seus planos para continuar o trabalho no futuro.
O projeto Dream Teens criou um espaço onde os jovens tiveram oportunidade aprender e desenvolver competências, através de ferramentas de educação não-formal. Além disso, o grande objetivo de incentivar os jovens e fazê-los acreditar que os seus projetos de sonho podem tornar-se realidade enquanto agentes de mudança na sua comunidade, foi cumprido.
O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, foi responsável pela abertura do evento, momento em que incentivou os jovens e destacou a importância do trabalho em rede para criar novas soluções. Frederico Nunes, Vereador da Juventude, por sua vez, elogiou o projeto Dream Teens pelo seu papel na promoção da participação juvenil e mostrou-se disponível para reunir com os jovens para conhecer melhor as suas ideias.
O projeto, que iniciou ainda em 2020, foi realizado por fases. Foram lançados desafios no canal de Youtube, a fim de incitar a discussão dos temas de trabalho, como os recursos pessoais e bem-estar, o amor e sexualidade, lazer e desporto, cidadania e participação social, entre outros. Realizaram-se, ainda, workshops online, com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências de investigação e competências sociemocionais.
Depois de recolhidos os principais problemas/necessidades dos jovens no desafio lançado no canal de Youtube, foi realizado um grupo focal online, composto por 9 jovens. Neste grupo, tendo por base o conteúdo recolhido anteriormente no Youtube, foram reunidas estratégias para os problemas e as necessidades identificadas.
Ao longo do evento, os participantes apresentaram as suas propostas para estes problemas. Os projetos desenvolvidos estão inseridos nas seguintes temáticas:
- Voluntariado
- Competências Socioemocionais
- Emprego e Empreendedorismo.
Os participantes do evento final conheceram o projeto “Re-Farda”, desenvolvido por Ana Reis e que tem o objetivo de dar uma nova vida às fardas utilizadas pelos voluntários da Jovem Cascais.
O Tiago Sousa também apresentou o seu projeto intitulado “Futuro dos Jovens”, este que pretende ajudar os jovens na escolha do seu percurso profissional. No total foram apresentadas cinco soluções para problemas encontrados na comunidade.
A sessão terminou com uma mesa redonda com a Professora Doutora Margarida Gaspar de Matos, a Dra. Eduarda Marques, Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ, e Rodrigo de Melo e Castro, assessor da Vereação na Câmara Municipal de Cascais.
Os intervenientes falaram sobre a importância de escutar os jovens e da existência de projetos como o Dream Teens que criam oportunidades e incentivam a participação juvenil.
O projeto Dream Teens powered by Jovem Cascais encerra com um balanço positivo e marca o surgimento de projetos que podem fazer a diferença no futuro.