Passar para o conteúdo principal
x
Meia Dúzia de Palavras | O impacto da pandemia na vida dos jovens na área do Associativismo Juvenil

O mês de abril é dedicado ao associativismo, e queremos celebrar todas as associações que pertencem ao concelho de Cascais.

 

E por isso o Meia Dúzia de Palavras não podia deixar de ter convidados especiais para discutirem todas as ações e objetivos de associações, mais especificamente o impacto da pandemia na vida dos jovens na área do associativismo juvenil.

Para além de contarmos com a presença do Vereador da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Nunes, tivemos a presença de representantes do Conselho Nacional de Juventude e da Federação das Associações Juvenis.

 

O Conselho Nacional de Juventude É a Plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional, abrangendo as mais diversas expressões do associativismo juvenil (culturais, ambientais, escutistas, partidárias, estudantis, sindicalistas e confessionais).

 

E o seu representante é o João Pedro Vieira, atual presidente da associação, estudou Engenharia Mecânica, no Instituto Superior de Engenharia do Porto do

Politécnico do Porto.

O seu percurso associativo começou em 2014 na Associação de Estudantes do ISEP, estrutura da qual se tornou Presidente. Em 2018 e 2019 foi Presidente da Federação Académica do Porto, tendo depois apresentado uma candidatura à Direção do Conselho Nacional de Juventude no ano de 2020, estrutura da qual, desde o passado mês de março, é Presidente.

Representa também o CNJ no Conselho Económico e Social, e tem trabalhado diversos temas na agenda da emancipação jovem.

 

A segunda associação presente nesta sessão do Meia Dúzia de Palavras foi a Federação Nacional das Associações Juvenis, a qual representa as Associações Juvenis de base local e regional perante os poderes públicos e políticos, promove um diálogo estruturado e a inclusão de jovens com menos oportunidades na sociedade. O presidente da direção é o Tiago Rego, que iniciou o seu percurso no associativismo com a Associação de Estudantes na Escola EB 2,3/S de Barroselas. Atualmente é Presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis. É socorrista voluntário no Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa. No plano institucional é representante dos Jovens e das suas organizações no Conselho Consultivo da Juventude da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto e no Conselho Económico e Social, entre outros espaços de participação cívica.

 

Ao longo da sessão do Meia Dúzia de Palavras os convidados e o Vereador responderam a questões relativas aos seus percursos de vida no ramo do associativismo, todos os projetos realizados durante o ano bem como todos os objetivos a serem transmitidos aos jovens e os benefícios de pertencer a uma associação.

 

Claro que grande parte das associações sofreram alterações com a pandemia no último ano, mas ainda assim os convidados admitiram que o seu trabalho continuou ainda que de forma diferente.

 

Por isso tiveram de diversificar os seus projetos e o digital foi a grande aposta para uma nova proximidade com os jovens, segundo o Vereador. Ambos os convidados concordam “Razões para os jovens aderirem a estas associações não faltam”, visto que “O mundo muda pela forma como olhamos para ele”.