A descoberta do vírus da COVID-19 surpreendeu a todos. As pessoas tiveram que ver o mundo de forma diferente, aprender novos hábitos, respeitar novas restrições e todo este processo trouxe também muito aprendizado. O Concurso Mundial de Multimédia para Jovens deste ano é dedicado às lições que aprendemos no último ano, vivido durante a pandemia.
O convite para participar do concurso surge por parte da USFUCA e da World Genesis Foundation. Estas organizações acreditam que os jovens são o futuro e têm as soluções capazes de promover as mudanças necessárias no mundo.
A Federação dos Centros e Associações da UNESCO dos Estados Unidos (USFUCA) é o centro da UNESCO para a Paz. O seu trabalho passa por promover a paz e a segurança por meio do entendimento mútuo das culturas e da busca pelo conhecimento e pela ciência. Uma das suas funções é promover as áreas de trabalho da UNESCO, como a educação, ciências naturais, ciências sociais e humanas, cultura e comunicação, agindo como uma força que incentiva a mudança individual e social.
Já a World Genesis Foundation é uma organização que trabalha em cooperação com a UNESCO e outros parceiros ao redor do mundo, com o objetivo de criar novas oportunidades e trazer esperança para jovens em circunstâncias menos favoráveis.
Em 2021, o tema do Concurso Mundial de Multimédia para Jovens é o seguinte:
“A Covid-19 testou a Solidariedade Humana de uma forma sem precedentes. Com base na investigação, no conhecimento e na experiência, pede-se aos jovens que submetam uma proposta ou um projeto multimédia que descreva as lições que aprendemos e como este aprendizado poderá moldar o nosso futuro. O futuro na educação, no emprego ou em aspetos sociais, por exemplo.”
Desta forma, o candidato deve apresentar exemplos de boas práticas, histórias de sucesso e lições que podem ser difundidas, com base na sua experiência e no conhecimento adquirido no último ano.
As inscrições devem ser individuais e há três categorias para participar que são estabelecidas de acordo com a idade do concorrente. A categoria de juniores com idades entre os 10 e 14 anos, os jovens entre 15 e 19 anos e, ainda, jovens adultos com idades compreendidas entre os 20 e 24 anos.
O projeto apresentado deve canalizar uma paixão específica que responda ao tema desta edição. Pode ser um vídeo com duração de 3 minutos, um ensaio escrito de 500 a 700 palavras em inglês e também serão aceites imagens de arte tridimensional.
Os três finalistas de cada faixa etária vão receber uma placa oficial com seu nome gravado e um certificado. Eles terão um convite para o UNESCO’s Builders of the Universe Camp, ou seja, um acampamento organizado pela UNESCO e realizado no Hood College em Frederick, Maryland, Estados Unidos. O convite incluirá uma bolsa de estudos para o pagamento do acampamento, alimentação, hospedagem e transporte de e para o aeroporto. Apenas a passagem aérea não estará incluída.
A competição será julgada por um painel internacional de jurados, composto por profissionais com nível superior e experiência acadêmica e/ou artística. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio e o resultado será anunciado no dia 1 de julho deste ano.
Para saber mais informações sobre o concurso e as normas completas de participação, visita o site.