O fim do AtiVoluntário, o projeto piloto de incentivo à participação cívica que foi desenvolvido em parceria com o Colégio Amor de Deus, foi assinalado com a realização de um evento, no dia 17 de maio. O mesmo contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e com o Sr. Vereador com o Pelouro da Juventude, Frederico Nunes, com a Direção, Coordenação e Professores do Colégio Amor de Deus e, claro, com alunos representantes das turmas de 10.º e 11.º ano envolvidas no AtiVoluntário. Estes partilharam experiências e resultados das ações de retorno à comunidade desenvolvidos ao longo do projeto.
O objetivo do AtiVoluntário é ativar o Voluntário que existe dentro de cada um dos jovens, através da sua capacitação e consciencialização para que consigam identificar as principais necessidades da comunidade e, consequentemente, criar soluções para os desafios que encontrem em Cascais, tanto dentro, como fora do meio escolar. Pretendeu-se que os jovens adquirissem e desenvolvessem diversas competências, tais como empatia, honestidade, espírito de equipa e cooperação, responsabilididade, autoconfiança e respeito pelo outro.
A Jovem Cascais procurou cumprir as metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável número 4, Educação de Qualidade, e número 10, Reduzir as desigualdades. Neste primeiro ano de projeto, que iniciou em outubro de 2020, foram impactados 235 jovens do ensino secundário, durante 121 horas de capacitação. Contou-se, ainda, com o apoio de seis entidades do concelho (Programa Voluntários Cascais Jovem – Edição de Desconfinamento – Apoio aos enfermeiros, Associação Helpo, Associação São Francisco de Assis, Para Onde?, Associação Juvenil Movimento Claro e Scholas Occurrentes). Por fim, foram criados 11 projetos de Voluntariado nas áreas educacional, ambiental, social e da saúde.
O 10º1A propôs-se a realizar atividades didáticas e educativas a alunos do 4.º ano do mesmo colégio, em áreas como Estudo do Meio, Matemática/Ciências e Português/Inglês. A atualização das redes sociais da instituição e a gravação de um vídeo promocional do mesmo foi o desafio a que a turma do 10.º1B se comprometeu, indo, igualmente, partilhar os projetos de ações de retorno realizadas pelas restantes turmas, no âmbito do AtiVoluntário.
As turmas 10.º2A e 10º2B/3 pretendem, respetivamente, dar a conhecer a ação de três entidades que promovem o Voluntariado no Município (RE-food, CASA e AJU), através da gravação de entrevistas a elementos responsáveis das mesmas, e criar clubes extracurriculares de música, dança, debate e desporto para alunos do 5.º ao 12.º ano, enquanto os estudantes do 10.º4A sugeriram a criação de um clube de Voluntariado no colégio.
A turma 10.º4B organizará sessões temáticas com atividades de sensibilização para a temática do bullying na escola, junto do 2.º ciclo, e a do 11.º1A previu a criação de ecopontos para a sua comunidade escolar, tendo obtido este apoio e, posteriormente, os estudantes irão realizar uma ação de formação e de sensibilização para a reciclagem, tanto para as funcionárias, como para a comunidade de Irmãs do colégio. Os jovens do 11.º1B sugeriram a melhoria das refeições do refeitório, sendo que vão aplicar um questionário para fazer um levantamento da opinião da comunidade escolar em relação a este tema e também criar parceria com nutricionistas, com o objetivo de sugerir opções de alimentação mais saudáveis.
De modo a sensibilizar as turmas do 3.º e 4.º ano para a proteção do meio ambiente, abordando temas como a biodiversidade e a reciclagem, a turma 11.º2A visa organizar sessões em sala de aula junto dos colegas mais novos. O 11.º2B/3 pretende organizar feiras de livros solidárias e, por último, a turma do 11.º4 ano tem como objetivo dinamizar atividades mensais com as Irmãs do colégio, no meio digital, as quais deram origem a outros projetos: uma exposição permanente na escola com retratos das Irmãs e a criação de uma revista com fotografias tiradas pelos jovens alunos.
Dia 17 de maio assinala-se o fim de um projeto que promoveu o desenvolvimento pessoal dos jovens, mobilizando-os para um serviço à comunidade, enquanto desenvolvem competências de responsabilidade, de entreajuda e de solidariedade, tornando-os mais participativos a nível cívico e social. Missão cumprida!