O Programa de Voluntariado Jovem LOCALS, promovido através da Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Cascais (Jovem Cascais), realizou no passado dia 15 de janeiro mais uma walking tour, desta vez o tema foi a Literatura, com a parceria do Cascais Food Lab.
A Rota Literária foi objeto de estudo da Tese de Mestrado do jovem António Ribeiro, que resolveu adaptá-la e colocá-la em prática. A Rota une vários pontos interessantes que nasceram das múltiplas referências a Cascais, presentes nas obras e nas vidas de escritores como Ramalho Ortigão, Almeida Garrett e Fernando Pessoa.
Apesar de terem vivido em épocas distintas da História e de possuírem diferentes estilos de escrita, tinham uma coisa em comum: todos se deixaram encantar pela Vila e nela encontraram uma fonte de inspiração.
O itinerário começou na Loja Jovem Cascais e seguiu para os diferentes locais de referência para cada autor: a praia da Conceição (Ramalho Ortigão), Jardim Visconde da Luz (Almeida Garrett), a Vila D. Pedro (Maria Amália Vaz de Carvalho), a Calçada da Assunção (Alberto Pimentel), o Chalet Leitão (Ruben A.), o Museu Biblioteca Condes de Castro Guimarães, a Casa de São Bernardo (Eça de Queiroz) e a Boca de Inferno (Fernando Pessoa).
Descobrimos que Ramalho de Ortigão enaltecia as praias de Cascais e as propriedades terapêuticas dos banhos de mar, Almeida Garrett escapulia-se furtivamente até Cascais, Maria Amália Vaz de Carvalho considerava a nossa Vila um refúgio espiritual reconfortante e Fernando Pessoa manifestava a vontade de se mudar definitivamente para o município.
A Rota Literária terminou com uma degustação alusiva à temática no Mercado de Cascais, organizada pelo Cascais Food Lab.
A próxima Walking Tour é já no dia 26 de fevereiro e desta vez será uma Rota de Teatro e Cinema!