A implementação do AtiVoluntário, o projeto de incentivo à participação cívica inserido no Programa de Capacitação Juvenil da Jovem Cascais, chegou ao fim neste 1.º semestre. Envolveu 170 jovens estudantes do 10.º e 11.º ano de dois estabelecimentos de ensino do Município de Cascais, o Colégio Amor de Deus e a Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Na 5.ª e última sessão, os jovens refletiram individualmente acerca do seu percurso no AtiVoluntário, avaliando o mesmo e fazendo um ponto de situação em relação aos seus projetos, estando inclusivamente alguns já a ser implementados na respetiva comunidade escolar.
Através das seis turmas do Colégio Amor de Deus participantes surgiram várias ideias: a realização de campanhas mensais de recolha de produtos para as associações AJU e IRA; uma ação de Voluntariado em Cabo Verde que terá como base a prática desportiva; a organização de jogos interturmas; a divulgação da Fundação AJU e a organização de atividades desportivas para os alunos do 1.º ciclo através de mentoria; a sensibilização para a temática da saúde mental dos estudantes através da organização de momentos de discussão sobre esta problemática, assim como da realização de sessões de yoga e mindfulness; e ainda a pintura dos muros dos recreios do pré-escolar e 1º ciclo, incentivando as crianças a criar desenhos a serem utilizados na decoração do espaço da comunidade escolar.
Na Escola Básica e Secundária de Carcavelos serão desenvolvidos projetos com duas turmas que procuram colmatar, cada uma delas, uma problemática importante para a sua comunidade escolar: a falta de conhecimento em relação à prestação de primeiros socorros, através de ações de formação a estudantes do 9.º ano e de cartazes informativos que foram expostos no recinto escolar (sendo a própria turma multiplicadora do conhecimento que lhes foi transmitido através de uma formação prévia pelos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e S. Domingos de Rana), e também a falta de acompanhamento vocacional na transição do 3.º ciclo para o ensino secundário, através da realização de duas sessões em sala de aula, visando auxiliar estes jovens na tomada de decisão no que diz respeito ao seu percurso escolar.
Sendo o objetivo principal do AtiVoluntário capacitar os jovens para a identificação de problemáticas na comunidade escolar e para a criação de ações de Voluntariado que pretendam colmatá-las, é caso para dizer “missão cumprida”! Regressamos com este projeto no segundo semestre com turmas de outras escolas do concelho de Cascais para que também elas tenham oportunidade de se tornarem mais interventivas no seu contexto escolar.