O 2.º Parlamento do AEleva-te, o projeto da área de Capacitação Juvenil da Jovem Cascais que tem o objetivo de construir e potenciar as Associações de Estudantes (AE) do ensino secundário com propósito e que trabalhem em rede, teve lugar no dia 16 de março, no Centro Cultural de Cascais. Estiveram presentes 41 jovens de 9 escolas do Município de Cascais que procuraram desenvolver competências como trabalho de equipa, inovação, autonomia, responsabilidade, comunicação e resiliência.
Este momento teve como objetivo dar continuidade ao trabalho em rede desenvolvimento pelos jovens no Parlamento anterior – a estruturação e a planificação de uma resposta para o problema encontrado, o excesso de carga horária e de trabalho com impacto na saúde mental. As Associações de Estudantes e grupos de alunos presentes tiveram a oportunidade de partilhar soluções que pretendem aplicar nas respetivas escolas, com o objetivo de sensibilizaram para este tema.
O 2.º Parlamento iniciou-se com uma atividade de quebra-gelo, na qual os jovens tiveram de desenhar um objeto, descrito por um colega apenas por formas geométricas. Posteriormente, os diferentes grupos iniciaram a construção do pitch da sua ideia a implementar na escola, tendo por base os conhecimentos que já haviam adquirido no workshop de comunicação e contando, mais uma vez, com o apoio da parceira Joana Ferrão.
No evento final do AEleva-te, os jovens vão apresentar a sua ideia aos elementos do Executivo Municipal da Câmara Municipal de Cascais e procurar implementar os projetos que visem sensibilizar para o excesso de carga horária e de trabalho com impacto na saúde mental na sua comunidade escolar. Não pode ainda deixar de ser mencionado que os jovens participantes tiveram ao dispor snacks de algas SevenSeas (da marca Bhars) no momento do lanche, pois uma barriga cheia dá origem a grandes ideias!
Em breve, estes jovens serão capacitados para as temáticas do Marketing Digital e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através de workshops que serão realizados nos dias 29 de março e 18 de abril, respetivamente. E tu? Preocupas-te com a problemática identificada pelos jovens do AEleva-te?