Chega agora ao fim o segundo ano de implementação do AtiVoluntário, o projeto de incentivo à participação cívica inserido no Programa de Capacitação Juvenil da Jovem Cascais. O AtiVoluntário tem vindo a crescer e, neste segundo semestre, envolveu cerca de 70 estudantes do 10.º e 12.º ano de três estabelecimentos de ensino do Município de Cascais - a Escola Básica e Secundária da Cidadela, a Escola Secundária IBN Mucana e os Salesianos do Estoril.
Na 5.ª e última sessão, os jovens refletiram individualmente acerca do seu percurso no AtiVoluntário, avaliando o mesmo e fazendo um ponto de situação em relação aos seus projetos, estando inclusivamente alguns já a ser implementados na respetiva comunidade escolar.
Através das duas turmas da Escola Básica e Secundária da Cidadela participantes surgiram várias ideias: a organização de palestras e workshops centradas na temática da pressão escolar, a problemática identificada pela turma 12.º D no início do AtiVoluntário, após a aplicação de inquéritos à comunidade escolar para averiguar a opinião dos estudantes em relação à melhor forma como trabalhar este tema junto dos jovens; a turma 12.º B criou e dinamizou jogos didáticos para jovens do 9.º ano com o objetivo de os sensibilizar para as problemáticas identificadas - falta de comunicação entre os diferentes atores da comunidade escolar, substâncias ilícitas, notas baixas das crianças e sedentarismo.
Na Escola Secundária IBN Mucana, a turma 12.º E identificou como problemáticas na comunidade escolar a falta de atividades de interação social a nível das turmas e de atividades desportivas, tendo planeado um conjunto de sessões teóricas e práticas visando sensibilizar os pares para a importância da saúde mental e física. Numa primeira fase, estabeleceram contacto com os Bombeiros Voluntários de Alcabideche para participarem numa formação de primeiros socorros, para que, num momento posterior, a própria turma seja multiplicadora do conhecimento que lhes foi transmitido.
A turma 10.º A dos Salesianos do Estoril identificou a dependência digital como problemática a ser trabalhada no contexto do AtiVoluntário e irá entrar em contacto com especialistas na área, para que os mesmos possam contribuir para o conteúdo de uma sessão com componente teórica e prática direcionada à comunidade escolar.
Encerra-se, assim, o segundo ano do projeto do AtiVoluntário e cumpre-se o objetivo capacitar os jovens para a identificação de problemáticas na comunidade escolar e para a criação de ações de Voluntariado que pretendam colmatá-las. O evento final do projeto realizar-se-á já no próximo dia 11 de maio, entre as 15 e as 17 horas, na Casa das Histórias Paula Rego. Se gostarias de marcar presença para conheceres os projetos que foram desenvolvidos, envia e-mail para capacitar.cj@cm-cascais.pt!