O encontro com o Papa surgiu no âmbito do projeto internacional, realizado pela Fundação Scholas, em Roma.
Um projeto que tem como base os países apoiados pelo Banco de Países da América Latina, e que junta cerca de 50 jovens de diversos países - Espanha, Itália, Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia e México e, onde também se encontram 4 jovens portugueses!
Pretende-se trabalhar sobre o tema «casa comum», isto é, trabalhar sobre as questões pelas quais o planeta terra e o ambiente atravessam. Este trabalho é realizado tendo em conta 3 eixos importantes: o Jogo, a Pintura e a Música.
Os jovens, dos vários cantos do mundo, encontram-se pela 1ª vez em Roma, para identificar qual o problema mais flagrante nas suas comunidades. Foram destacados problemas como: a pobreza, a guerra, a falta de água potável, a fome (e contrariamente) o desperdício alimentar.
É um objetivo comum que todas estas dores do mundo sejam trabalhados, ao longo de um ano, por cada jovem na sua comunidade, para que, 1 ano depois, em Março de 2023, se voltem a encontrar, desta vez na Amazónia, e explorar tudo o que foi conseguido por estes jovens.
Neste âmbito, no dia 19 de maio, os jovens encontraram-se com o Papa Francisco e com o vocalista da banda U2, Bono Vox.
Francisco conversou com estes jovens sobre a “real falta de poesia e coragem” e que estes “não se aprendem em livros, mas sim com o risco, com a contemplação da natureza e com a luta”. Acrescentou ainda que “a mulher tem a vocação de dar vida e o Scholas tem a mesma vocação – é sobre sobrevivência. (…) E as mulheres sabem mais de harmonia do que os homens”.
Por fim, os jovens apresentaram ao Papa Francisco uma música que prepararam ao longo da semana, no início do encontro e partilharam algumas frases, com preocupações sociais – “o grito das suas dores”.
#jovemcascais #scholas #PapaFrancisco