Passar para o conteúdo principal
x
A tradição do manjerico
Voluntários Jovem Cascais a distribuir manjericos no concelho

No dia 10, 11 e 12, no Mercado da Vila, vai acontecer o Arraial de Santo António, e os voluntários da Jovem Cascais estiveram em vários sítios do concelho a distribuir manjericos.

 

Mas qual é o significado desta tradição?

 

O manjerico é uma erva aromática da família do manjericão. É uma planta com muita simbologia. Os gregos costumam colocá-la à porta de casa como símbolo de boas vindas. Para os indianos, é uma planta sagrada e em muitos países do médio oriente atribuem-lhe propriedades medicinais

    

Em Portugal, o manjerico é a erva dos apaixonados e foi associada às tradições da festa do santo casamenteiro, o Santo António. De acordo com a velha tradição, deve oferecer-se o manjerico à pessoa amada e ela deve cuidar da planta até dia 13 de Junho do ano seguinte. Em tempos, era um compromisso sério, como um pedido de casamento. Os manjericos podem ser oferecidos com um cravo de papel e uma quadra de amor.

Acredita-se que um dos motivos do manjerico ser eleito para estas festividades é o seu ciclo de vida. Eles são semeados no fim do inverno, são formados em Junho, depois florescem no verão e morrem no outono.

 

Então, como devemos cuidar do manjerico para que ele dure até o próximo dia 13?

 

O manjerico é uma planta muito sensível e por isso precisa de vários cuidados para durar mais tempo. De acordo com os botânicos, é preciso um lugar com muita luz, mas resguardado do sol direto. Colocá-los em vasos de barro com furos ajuda na respiração da planta. Para além disso, a terra deve estar sempre húmida. Em dias de muito calor pode colocar-se um prato com água debaixo do vaso.

 

Além de prova de amor, o manjerico pode ser usado como tempero (assim como os coentros). Ajuda em problemas digestivos, constipação e até a espantar as moscas! O aroma já é uma marca registada nas festas dos Santos populares.

manjericos oferecidos aos moradores
manjericos oferecidos aos moradores