Escuela de mar y playa. Foi este o programa que, ao longo das duas últimas semanas, deu a cerca de 40 jovens de vários bairros do concelho, a oportunidade de descobrirem a sua paixão através do surf.
Este projeto internacional do Scholas Occurrentes nasceu na Argentina, mas foi na praia do Tofo, em Moçambique, que ganhou força. Ao proporcionarem a experiência de ver o mar pela primeira vez a jovens locais, estes “surfaram a onda” e começaram a sua própria escola e fonte de rendimento.
Nestas duas semanas foi a praia de Carcavelos a escolhida para que pudessem descobrir a sua paixão através deste desporto, bem como da arte e do pensamento. Estes jovens expressaram-se através de jogos e artes plásticas e partilharam os seus sonhos com o grupo.
A cerimónia de encerramento aconteceu na passada segunda-feira, na Angels Surf School, em Carcavelos. Estiveram presentes o Diretor Internacional do Scholas Occurrentes, José Maria Curral, o Coordenador Internacional do projeto Mar e Praia, Matias Aron, o Diretor da Sede Scholas, em Cascais, Francisco Martin, assim como o Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras. Esteve presente também o Bispo Auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude, Américo Aguiar.
“Eu espero que este lugar me ajude a não desistir das coisas facilmente, e que melhore maus pensamentos.”, “É um sítio mágico onde passamos por diversas emoções e onde podemos ser nós mesmos” estes foram alguns dos pensamentos que os jovens escreveram sobre esta iniciativa, numa prancha de surf que enviarão ao Papa Francisco.