No próximo dia 15 de Outubro, o maior evento de triatlo regressa a Cascais!
Com novidades a nível de percurso e logística, o evento IronMan apresenta-se em dose dupla: a 2.ª edição do ‘full’ IRONMAN (226 quilómetros) e a 5.ª edição do IRONMAN 70.3 (113 quilómetros).
Como as edições anteriores, o evento começará e terminará no nosso município, mas este ano, passará também por Sintra, Oeiras e Lisboa. Com recorde no número de participantes (4600), as preparações para o evento já se iniciaram e este ano contamos com mais de 600 vagas de voluntários disponíveis!
As tarefas a desempenhar pelos nossos voluntários são as seguintes:
- Abastecimentos: os pontos de abastecimento estão distribuídos pelo percurso de ciclismo e corrida, contando-se com a preparação e organização de todos os items de nutrição, entrega dos abastecimentos aos atletas, e gestão do lixo.
- Atravessamentos: existem vários pontos de atravessamento das estradas que permitem a movimentação da população em segurança e sem comprometer a prova dos atletas, sendo necessário controlar os mesmos.
- Natação: a primeira fase da prova tem início na Praia da Ribeira e termina no Clube Naval de Cascais, com funções de controlo de acessos e apoio, controlo de caixas de partida, apoio à saída de água, e abastecimento.
- Ciclismo e Corrida: a segunda e terceira fases da prova tem início e fim no centro de Cascais, devendo-se sinalizar as zonas perigosas, apoiar a PSP e GNR, e apoiar os casos de emergência.
- Expo: o Estacionamento do Parque Marechal Carmona é o ponto de convergência pela qual todos os atletas passam, com funções de apoio geral, gestão de espaço, e segurança.
- Info point: centro de informações de todo o evento, com funções de informações da prova, informações turísticas e informações sobre atletas, perdidos e achados e receção de chips.
- Meta e área de recuperação: na área de recuperação e de meta deve-se encaminhar os atletas, apoiar na gestão de espaço, e entregar o kit finisher.
- MyLaps: equipa responsável pela cronometragem da prova e os resultados de cada atleta, tendo de montar os chips eletrônicos e check-in e check-out dos materiais de competição dos atletas.
- Parque de transição: local onde os atletas deixam o seu equipamento de prova e que retornam no fim de cada segmento para se equiparem para a próxima fase da prova. Deve-se acompanhar o atleta, esclarecer as suas questões e confirmar que os materiais do atleta são levantados.
- Secretariado: é o primeiro ponto de contacto que os atletas têm com o evento e organização, pelo que deve-se tratar das licenças para competir na prova, check-in com a oferta do kit, e help desk, confirmando se os atletas já tem licença.
- Staff: nos bastidores do evento deve-se apoiar a organização e garantir que todos os meios às equipas e ajudar na acreditação de toda a equipa do evento.
- Vip: área privilegiada do evento, com proximidade à meta e à área de partida da prova, devendo-se gerir o espaço da zona Vip, acompanhar os elementos e esclarecer as suas questões.
- White bags: “bengaleiro” da prova onde os atletas deixam os seus sacos brancos no Estacionamento do Parque Marechal Carmona, sendo necessário controlar os acessos.
Os voluntários Jovem Cascais têm um envolvimento fundamental nesta grande prova. E se ficaste interessado em participar, tens até dia 14 para te inscreveres.
Se queres apenas acompanhar este grande evento fica atento às nossas redes sociais e visita o nosso município para apoiares os atletas!