Passar para o conteúdo principal
x
Uma semana com o ENRYP II

Na semana de dia 10 de outubro a 16 de outubro, o ENRYP II decorreu em Timisoara, Roménia.

Foi na FITT, Timis Country Youth Foundation, uma organização chapéu de várias organizações não-governamentais, que os jovens dos diferentes países envolvidos neste projeto de mobilidade internacional foram recebidos.

A European Network of Regional and Local Youth Platforms II, - ENRYP II -, visa melhorar a participação jovem social e politica em Portugal, Itália, Reino Unido, Hungria e Roménia - os países envolvidos -, de modo a, alcançar mudanças positivas na vida dos jovens e construir sociedades melhores. Mais especificamente, criar um espaço onde os jovens envolvidos em plataformas juvenis locais em vários países da EU possam partilhar e trocar boas práticas.

Como atividades desenvolvidas durante a semana, destaca-se o aumento da participação juvenil, o fortalecimento da cooperação internacional, a criação de uma rede europeia de plataformas locais e regionais de troca de boas práticas, e o desenvolvimento de soft-skills como a comunicação, o pensamento critico e o empreendedorismo.

Os nossos jovens iniciaram a sua semana com um dia dedicado ao conhecimento sobre cada um dos participantes do projeto e das associações/organizações que representam, com uma noite “intercultural” onde cada jovem preparou um prato típico do seu país de origem.

A partir do segundo dia, iniciaram-se as sessões e conversas sobre diferentes tópicos de interesse, como, o que é a participação juvenil, o que é a cidadania, como é ser cidadão nos diferentes países integrantes do projeto, e quais são os nossos direitos e deveres, o que é a advocacia, e o que é a democracia. Contou-se ainda com um workshop dedicado à situação vigente na Ucrânia, como forma de sensibilizar para este contexto e explicá-lo, vincando um dos propósitos de este projeto: a partilha e aprendizagem de diferentes realidades.

Ademais, sessões de esclarecimento com o intuito de compreender, partilhar e aprender como trabalhar os diferentes contextos culturais e que ferramentas utilizar, foram empreendidas, como a sessão advocacy campaign.

Houve ainda um momento dedicado à explicação do que é a Jovem Cascais, a sua missão, visão e valores, e quais as áreas e projetos empreendidos, para que, os mesmos possam ser integrados nas restantes associações e/ou organizações representadas no projeto.

Os projetos Internacionais na qual a Jovem Cascais se encontra envolvida – na qualidade de entidade promotora ou parceiro – permitem que sejam realizadas mobilidades juvenis onde os jovens executam um plano de trabalho baseado em workshops, debates, e play roles. Este plano permite aos jovens desenvolverem competências, tomar consciência de temáticas atuais, partilhar e reforçar de valores através das trocas culturais e de diferentes modos de vida, tais como a solidariedade, democracia, participação, cidadania ativa, inclusão e diversidade. 

Kelly Liz, 25 anos, participante e representante da Jovem Cascais neste projeto, referiu: “Eu posso dizer que foi um projeto incrível, uma viagem incrível, eu conheci muito mais de outros países que eu não fazia ideia, então agradeço à Jovem Cascais por me ter dado a oportunidade de participar num projeto destes”.

A boa prática implementada em Cascais pelo grupo que representou a Jovem Cascais neste projeto internacional, foi um podcast que pretende falar sobre Saúde Mental e que, ao longo de 5 episódios contarão com a presença de profissionais da área para falar sobre o tema.

Para informações adicionais sobre este projeto de mobilidade internacional e outros, pesquisa no nosso site e acompanha-nos nas redes sociais.

 

#JovemCascais #OFuturoComeçaAqui