No passado fim-de-semana, Cascais foi palco de momentos marcantes na partilha da Luz da Paz de Belém, símbolo de união e esperança, acompanhando a Junta de Núcleo da Barra até à grande cerimónia em Portimão.
A Luz da Paz de Belém, uma tradição escutista iniciada em 1986 na Áustria, é um símbolo universal de fraternidade e solidariedade. A chama, acesa na Gruta da Natividade em Belém, Palestina, percorre o mundo para inspirar a escolha da paz, mesmo nos contextos mais desafiantes. Este ano, sob o lema "Navegamos por Rotas de Alegria e Paz", a cerimónia nacional decorreu no Portimão Arena, com a presença de mais de 1.500 escuteiros de todo o país, sob a presidência do Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.
Cascais também teve a honra de acolher a Cerimónia Inaugural da Luz da Paz de Belém da Região de Lisboa, realizada na Igreja da Boa Nova, no Estoril, na passada segunda-feira, 16 de dezembro. Pela primeira vez, este momento simbólico foi descentralizado da Sé de Lisboa, com Cascais a assumir o papel de anfitrião, refletindo o compromisso do concelho com os valores essenciais do escutismo – paz, fraternidade e solidariedade.
Presidida por D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, a cerimónia reuniu os 136 agrupamentos da Região de Lisboa do Corpo Nacional de Escutas (CNE), num momento de partilha que reforçou a mensagem de união e fé. Frederico Nunes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, esteve presente para celebrar este marco histórico.
A Luz da Paz de Belém está agora disponível na Cascais Jovem, pronta para ser partilhada com todas as famílias e comunidades que desejem levar este símbolo de esperança para os seus lares.
Vem buscar a sua chama e junta-te a este gesto de partilha, que nos lembra do verdadeiro espírito de Natal e da importância de construirmos um mundo mais unido e fraterno.