
O Dia Nacional da Democracia é um projeto da Divisão de Juventude (Cascais Jovem) que visa a promoção da democracia junto destes jovens, a transmissão de conhecimentos sobre política de forma plural e o incentivo à participação democrática.
O que é: Um evento com duração de uma manhã que pretende sensibilizar os jovens para a importância da democracia, pois só numa sociedade de direito democrático é que a dignidade e os direitos fundamentais de cada indivíduo são preservados.
Como: Através de um conjunto de atividades que têm por objetivo fortalecer o conhecimento dos jovens sobre as instituições democráticas, incluindo três grandes momentos: aula de democracia da Academia Sedes, quiz interativo sobre política – com atribuição de prémios aos três primeiros lugares - e debate entre representantes das juventudes partidárias.
Objetivos Específicos: Promover ideais democráticos junto dos jovens, independentemente das orientações político-partidárias de cada um; fortalecer o conhecimento dos jovens sobre as instituições democráticas; incentivar à participação ativa na vida política.
Público: Alunos do Ensino Secundário (preferencialmente do 12.º ano) de Escolas Públicas, Privadas e Profissionais e do Ensino Superior.
Quando: 17 de março de 2026, no Centro de Congressos do Estoril.
Competências a desenvolver nos jovens: Literacia Política e Cidadania informada | Compreensão dos princípios democráticos e constitucionais | Debate e diálogo democrático | Reflexão ética e cívica | Participação cívica e interesse político.
No ano letivo 2024/2025, foram impactados 412 jovens pertencentes a 13 escolas do concelho de Cascais.
Com a implementação do Dia Nacional da Democracia, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7: Garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
O projeto promove literacia política, pensamento crítico e compreensão das instituições democráticas - pilares essenciais da educação para a cidadania.
ODS 5 – Igualdade de Género
Meta 5.5: Garantir a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, económica e pública.
A promoção da participação democrática em igualdade de condições (independentemente do género) contribui para a equidade no acesso à representação política.
ODS 10 – Reduzir as Desigualdades
Meta 10.2: Capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.
Ao envolver alunos de todas as escolas, o projeto combate desigualdades no acesso à informação política e à participação democrática.
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Meta 16.3: Promover o Estado de Direito, ao nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.
Meta 16.6: Desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes, a todos os níveis.
Meta 16.7: Garantir que a tomada de decisão, a todos os níveis, é responsável, inclusiva, participativa e representativa.
O Dia Nacional da Democracia reforça o conhecimento dos jovens sobre o funcionamento das instituições democráticas, incentivando a participação ativa e informada na vida política, base de instituições mais representativas e transparentes.
Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt