
O projeto Missão Aristides – Memória Viva nas Escolas tem o objetivo de promover o conhecimento da vida e do legado de Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus que salvou trinta mil vidas durante a Segunda Guerra Mundial, destacando o seu papel na defesa dos Direitos Humanos.
O que é: Sessão conduzida por autora de Dissertação de Mestrado em Jornalismo sobre o tema que procura permitir que os alunos conheçam a figura e a ação de Aristides de Sousa Mendes, incentivando-os a preservar a memória histórica como forma de educação para a cidadania.
Como: Através da dinamização de atividades práticas que procurem desenvolver o espírito crítico dos alunos, complementadas com momentos expositivos para introdução e contextualização dos conteúdos.
Objetivos Específicos: Construir e perpetuar a memória de Aristides de Sousa Mendes; conhecer o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial e o Holocausto; incentivar a preservação da memória histórica como forma de educação para a cidadania e prevenção de discriminações; consciencializar os alunos para os valores da cidadania ativa e consciente, da tolerância, do respeito pelo Outro, da solidariedade e da responsabilidade ética individual; desenvolver o espírito crítico e promover o debate sobre dilemas morais e éticos.
Público: Alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário de Escolas Públicas, Privadas e Profissionais.
Quando: A partir de janeiro de 2026.
Competências a desenvolver nos jovens: Compreensão Histórica | Empatia e Solidariedade | Respeito pela Diversidade | Consciência Cívica | Pensamento Crítico e Criativo | Participação Cívica e Cidadania Ativa | Ética e Responsabilidade Social.
Com a implementação do projeto Missão Aristides – Memória Viva nas Escolas, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
ODS 4 – Educação de Qualidade
Meta 4.7: Garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Missão Aristides – Memória Viva nas Escolas promove uma abordagem educativa centrada na História, nos direitos humanos, na empatia, e nos valores democráticos, estimulando o pensamento crítico e a consciência histórica como base para uma cidadania ética.
ODS 10 – Reduzir as Desigualdades
Meta 10.2: Capacitar e promover a inclusão social, económica e política de todos, independentemente da idade, género, incapacidade, etnia, origem, religião, condição económica ou outra.
A reflexão sobre o Holocausto, os refugiados e os atos de coragem moral contribui para a consciência sobre as desigualdades históricas e atuais, incentivando atitudes inclusivas e solidárias.
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Meta 11.4: Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural.
Ao promover a memória de figuras históricas e a preservação da história, o projeto reforça a valorização do património cultural imaterial enquanto ferramenta educativa.
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Meta 16.1: Reduzir significativamente todas as formas de violência.
Meta 16.3: Promover o Estado de Direito, ao nível nacional e internacional, e garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.
Meta 16.10: Assegurar o acesso público à informação e proteger as liberdades fundamentais.
A valorização de exemplos históricos como Aristides de Sousa Mendes reforça o compromisso com os direitos humanos, a justiça, a solidariedade e a defesa da dignidade humana, essenciais para sociedades pacíficas.
Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt