Passar para o conteúdo principal
x
ReciClaro

O projeto ReciClaro surge em parceria com a Associação Juvenil Movimento Claro, visando sensibilizar os jovens para o problema do plástico descartável nos oceanos.

O que é: Sessões teóricas e práticas que capacitam e sensibilizam os jovens para a problemática da poluição e da sustentabilidade.

Como: Numa 1.ª fase (sessão teórica), os alunos ficam a conhecer melhor as funções e importância dos Oceanos para a vida na Terra; a poluição plástica e os seus efeitos nos ecossistemas (principalmente no marinho); os tipos de plástico e a reciclagem; a missão e o impacto da associação e o conceito de empreendedorismo ambiental.

De seguida, já numa 2.ª fase (sessão prática), a turma é dividida em 3 grupos que irão rodar pelas seguintes atividades: quiz (aplicação dos conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas – grupo vencedor ganha snack sustentável 7 Seas); upcycling de plástico (produção de objetos de plástico reciclado com recurso a máquinas Precious Plastic) e workshop de costura (criação de produtos através do reaproveitamento de lonas publicitárias com o apoio da Associação 3C).

Objetivos Específicos: Sensibilizar para o problema do plástico descartável nos oceanos; consciencializar sobre os efeitos do plástico com foco na proteção dos oceanos; fomentar hábitos ambientalmente sustentáveis; demonstrar o processo de reciclagem.

Público: Alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário de Escolas Públicas, Privadas e Profissionais.

Quando: A partir de outubro de 2025.

Competências a desenvolver nos jovens:  Sustentabilidade e Consciencialização Ambiental | Informação e Comunicação | Pensamento Crítico e Criativo | Trabalho Colaborativo | Iniciativa e Empreendedorismo Ambiental | Saúde e Bem-Estar | Respeito pelo Outro.

 

No ano letivo 2024/2025, foram impactados 391 jovens pertencentes a 4 escolas do concelho de Cascais.

 

Com a implementação do ReciClaro, pretende-se contribuir para o cumprimento dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

 

.

ODS 3 – Saúde de Qualidade

Meta 3.9: Reduzir substancialmente o número de mortes e doenças devido a químicos perigosos, contaminação e poluição do ar, água e solo.

O projeto contribui para a promoção de um ambiente mais saudável, ao sensibilizar os jovens para os impactos da poluição por plástico na saúde humana e nos ecossistemas.

 

.

 

 

 

 

ODS 4 – Educação de Qualidade

Meta 4.7: Garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Através de atividades práticas e educativas, o projeto promove a literacia ambiental, capacitando os jovens com conhecimentos fundamentais para a transição ecológica.

 

Uma imagem com texto, Tipo de letra, logótipo, Gráficos

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis

Meta 12.5: Reduzir substancialmente a produção de resíduos através da prevenção, redução, reciclagem e reutilização.

Ao mostrar alternativas ao plástico descartável e dar a conhecer práticas como o upcycling e a costura criativa, o projeto estimula hábitos de consumo mais conscientes e circulares.

 

ODS13

ODS 13 – Ação Climática

Meta 13.3: Melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas.

ReciClaro contribui para a educação climática dos jovens, promovendo ações concretas de mitigação através da redução do plástico e da promoção da reciclagem. 

 

Uma imagem com peixe, texto, Tipo de letra, Gráficos

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

ODS 14 – Proteger a Vida Marinha

Meta 14.1: Prevenir e reduzir significativamente a poluição marítima de todos os tipos, especialmente a que advém de atividades terrestres, incluindo detritos marinhos e a poluição por nutrientes

O projeto atua diretamente na consciencialização sobre os efeitos do plástico descartável nos oceanos, incentivando comportamentos que protegem os ecossistemas marinhos. 

 

Para mais informações: capacitar.cj@cm-cascais.pt